Circo Spacial celebra o Dia do Circo

0
44
Apresentação do espetáculo “Spark”

Marlene Querubin, artista circense, celebra a importância da data

O circo é uma expressão cultural que encanta gerações e atravessa o tempo. Os registros na história mostram que as civilizações antigas já praticavam o que pode ser considerado os primórdios dessa arte espirituosa.

O modelo de circo que conhecemos hoje surgiu durante o Império Romano, mas as atrações eram bem diferentes, com corridas de carruagens, lutas de gladiadores, apresentações de animais selvagens e de pessoas com habilidades incomuns. Com o passar dos anos, o circo ultrapassou os limites do velho continente e foi ganhando novas formas de entretenimento como apresentações de mágica e abandonando práticas como a utilização de animais nas apresentações.

Uma manifestação artística que resiste ao tempo e se reinventa a todo momento merece uma data para lembrar sua importância e no Brasil, o 27 de março é o Dia Nacional do Circo.

Marlene Querubin, compositora, artista plástica, escritora, mestre circense, é a única mulher brasileira, não nascida em circo, a montar e dirigir há mais de 30 anos o Circo Spacial, um dos maiores do Brasil. Ela explica a criação da data e sua importância.

“Comemoramos esta data em homenagem ao palhaço Abelardo Pinto, mais conhecido como Piolin. Ele nasceu nesta data em 1897, na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Piolin cresceu no circo, pois seus pais eram artistas circenses. Ele faleceu na cidade de São Paulo, em 4 de setembro de 1973 com 76 anos.

Sempre fiz questão de comemorar e divulgar esta data tão importante e representativa para nós circenses”, conta a artista.

O Circo Spacial, pelo qual Querubin está a frente, realizou uma apresentação especial no último dia 27 para comemorar a data. O espetáculo “Spark” foi apresentado em dois horários,  às 9h30 e às 14h30, com sessões abertas às escolas e ao público em geral.

Marlene Querubin

SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.