Maior volume de precipitações da semana ainda não aconteceu; chuvas devem se estender até a próxima semana
Após três dias de muita chuva, São Paulo deve contar com tempestades ainda mais intensas entre esta quinta e sexta-feira. A previsão é que aconteça pancadas isoladas até domingo, com trovoadas e rajadas de vento moderadas, segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet).
O temporal causou alagamentos e queda de árvores e contribuiu para a morte de um homem, que recebeu descarga elétrica de um fio desencapado. O Inmet também emitiu alerta laranja de tempestades para todo o Sul do país e alerta de chuvas intensas no Norte e Centro-Oeste.
Previsão do tempo em São Paulo
Segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE), entre o meio da tarde e o início da noite desta quinta-feira, 11, a propagação de áreas de instabilidade provenientes do interior provoca chuva em forma de pancadas moderadas a fortes. Há potencial para formação de alagamentos e rajadas de vento. As precipitações podem se estender para a noite de forma intermitente.
Em situações de chuva forte, o CGE da Prefeitura de São Paulo recomenda não permanecer embaixo de árvores e da rede elétrica, procurar edificações seguras e nunca enfrentar os alagamentos e enxurradas.
Os dados do CGE mostram que janeiro acumulou até o momento 72,6mm, o que representa aproximadamente 28,3% dos 256,5mm esperados para o mês.
Na sexta-feira, 12, manhã com muitas nuvens, poucas aberturas de sol e sensação de tempo abafado. No decorrer da tarde, áreas de instabilidade associadas à aproximação de uma frente fria provocam chuva em forma de pancadas generalizadas e com potencial para formação de alagamentos intransitáveis e transbordamentos de rios e córregos. Atenção com as áreas de encosta, pois o solo encharcado aumenta o risco de deslizamentos de terra. Mínima de 21°C e máxima de 28°C.
O sábado, 13, terá tempo instável. Entre a madrugada e o período da manhã, céu encoberto e períodos com chuva fraca a moderada. A partir do meio do dia/início da tarde, o tempo abafado gera áreas de instabilidade que provocam chuva moderada a forte com potencial para formação de alagamentos e transbordamento rios e córregos. O solo encharcado aumenta o risco de escorregamentos de terra nas áreas de encosta. Os termômetros oscilam entre 20°C e 26°C.
Volume de chuva esperado:
- Quinta-feira (11): 30mm
- Sexta-feira (12): 35mm
- Sábado (13): 20mm
- Domingo (14): 15mm
Fonte: Exame
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br