Cidade de São Paulo entra em programa de soluções digitais para construção do Orçamento Climático

0
203
Crédito: Freepik

Parceria desenvolverá um conjunto de dados para mensurar e produzir indicadores de impacto de políticas públicas

A cidade de São Paulo foi selecionada pela Fundação Bloomberg e a Universidade John Hopkins para participar de um programa de construção do Orçamento Climático da capital. A parceria, que desenvolverá um conjunto de dados por meio de soluções digitais e inteligência artificial, prevê um protótipo capaz de mensurar a emissão de gases de efeito estufa para produzir indicadores de impacto de políticas públicas.

O projeto utilizará como base o Plano de Ação Climática (Planclima), já em andamento, e as atuais dotações orçamentárias para a área. A criação da ferramenta cumpre um dos compromissos estabelecidos no Programa de Metas da gestão do prefeito Ricardo Nunes.

“É uma honra para São Paulo ser uma das cidades selecionadas neste programa para inovação nessa meta estratégica da nossa capital. Queremos deixar um legado para as próximas administrações: um orçamento climático que reflita as demandas e preocupações dos moradores”, afirma o prefeito Ricardo Nunes.

O programa da Bloomberg une o uso de tecnologias avançadas à solução de desafios concretos das cidades. “Essa parceria vai permitir que São Paulo troque experiências, dados e incorpore soluções tecnológicas já utilizadas em outras cidades do mundo para construirmos um orçamento climático pioneiro no país”, explica a secretária executiva de Informações e Monitoramento Estratégicos da Prefeitura, Cibele Molina, também coordenadora responsável pelo programa da Bloomberg.

“As prefeituras não estão esperando pelo futuro – elas o estão construindo”, disse James Anderson, que lidera o programa de Inovação Governamental da Bloomberg Philanthropies. “O Programa City Data Alliance da Bloomberg Philanthropies apoia as cidades para liderar na era da IA. Esses municípios mostram ao mundo como o governo pode ser mais rápido, mais inteligente e mais justo – usando dados e tecnologia para atender às necessidades reais, fazer entregas eficientes e obter um progresso mensurável que possa ser sentido pelas pessoas.”


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.