Durante espetáculo, plateia é convidada a participar do debate sobre a qualidade do ensino nas escolas públicas do país
Após conquistar o Grande Prêmio da Crítica da APCA na categoria Teatro Infantojuvenil, pelos espetáculos Vamos para Escola! e Pedro e Quim, a Cia. Paideia de Teatro, reestreia as duas peças em sua sede, em Santo Amaro.
Vamos para Escola! estará de volta nos dias 9, 16 e 23 de fevereiro, sempre às 19h, com entrada franca. Já Pedro e Quim, que discute a diversidade étnica, assim como bullying, tolerância e respeito, retornará em março.
Cerca de 50 jovens do Núcleo de Vivência Teatral da Paideia fazem parte do elenco e colaboraram na criação de Vamos para Escola!. A cada ano, a Paideia abre inscrições para aulas semanais grátis de teatro, música e palestras com outras companhias de teatro convidadas. O Núcleo de Vivência Teatral é composto atualmente por 100 jovens e adultos acima de 14 anos.
Sinopse:
Em Vamos para Escola!, um grupo de alunos insatisfeito com as condições da educação, ocupa sua escola. À medida que o tempo passa, acompanhamos os diversos conflitos aos quais esse tipo de ação pode levar e, principalmente, as dúvidas dos jovens diante de um sistema de ensino que não funciona. No início, os alunos sentem raiva e vontade de destruir a escola. Depois, eles pensam nos pais, nos professores e na difícil realidade que os levou até a medida extrema de ocupar o local. Eles imaginam como seria uma escola diferente, que gostassem de frequentar.
Os jovens, porém, têm de lidar com alguns problemas.. Durante a ocupação, computadores da escola são roubados para pagar dívidas com traficantes. As comidas armazenadas na dispensa são levadas e os alunos precisam pedir ajuda para os familiares e amigos que acompanham a ocupação do lado de fora. Eles também recebem uma visita inesperada: um velho une-se ao grupo para defender que a ocupação é uma oportunidade para pensar, sugerir e transformar as unidades de educação. Ele conta sua experiência na escola pública e abre o debate com a plateia sobre a situação atual do ensino.