Em 1985, surgia a Cooperativa Central de Crédito do Paraná, embrião da organização que hoje reúne quase mil agências e 2,3 milhões de associados
A trajetória do Sicredi, iniciada em 1902, no Rio Grande do Sul, ganhou força no Paraná a partir de 1985, impulsionando o desenvolvimento do Estado. Em 29 de janeiro de 1985, três centrais de cooperativas de produção e cooperativas singulares de crédito já existentes uniram-se para formar a Cooperativa Central de Crédito Rural do Paraná – Cocecrer/PR, atual Central Sicredi PR/SP/RJ.
Sob a liderança de pioneiros que buscavam uma alternativa ao sistema financeiro tradicional para apoiar o agronegócio nos anos 80 e 90, o movimento – incentivado regionalmente pela Organização das Cooperativas do Paraná (OCEPAR) – consolidou-se, quatro décadas depois, como um pilar essencial do desenvolvimento econômico e social do Estado.
Uma trajetória que, a partir de 2011, ganhou novo impulso com a união com a então Central Sicredi SP, formando uma entidade única – Central Sicredi PR/SP – que reforçou a expansão do cooperativismo no estado de São Paulo e junto à Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP). A cada ano, novos desafios e resultados colhidos a partir do reforço da interação com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o Banco Central do Brasil (BACEN), além de organismos internacionais, como Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu, em inglês).
Como parte das celebrações dos 40 anos, a Central Sicredi PR/SP/RJ promoveu um evento especial no dia 18 de março no Teatro UP Experience, em Curitiba (PR). A peça teatral “De onde veio tudo isto?” homenageou a trajetória do cooperativismo de crédito na região e as pessoas que ajudaram a construir essa história. O evento reuniu lideranças cooperativistas, colaboradores e associados para um momento de reflexão sobre os desafios superados e os que ainda estão por vir.
A peça teatral trouxe uma reflexão sobre as forças da instituição financeira cooperativa, a superação dos desafios e, ainda, um final inspirador. A obra relembrou o que torna o Sicredi tão especial é a essência, os valores e a história da marca. “São esses pilares que nos trouxeram até aqui e que continuarão nos diferenciando. Por isso, é preciso cultivar e fortalecer esses alicerces, ao mesmo tempo em que agregamos novas habilidades e conhecimentos”, destaca o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.
Também foram entregues às 31 cooperativas que compõem a Central Sicredi PR/SP/RJ uma aquarela simbólica, desenhada pelo arquiteto e artista plástico paranaense Tiago Salcedo.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br