Na semana mundial do meio ambiente, catadores e suas famílias passam a frequentar o novo espaço lúdico com acervo de 850 livros, que ampliam acesso ao conhecimento
Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), a cooperativa de coleta seletiva Coopercaps, em São Paulo, comemora a chegada na sua sede do projeto Biblioteca Futuro, um espaço lúdico com acervo de 850 livros que abordam o universo da sustentabilidade, jogos educativos e objetos de pesquisa. O projeto é uma realização da Rede Educare e conta com patrocínio da Novelis, líder mundial na produção e reciclagem de alumínio, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, e está alinhado à Liga da Reciclagem, movimento idealizado pela Companhia e que propõe uma transformação real no planeta por meio da economia circular.
Especializada não só em reciclar materiais, mas também o destino de muitas vidas, da Cooperativa de Trabalho de Coleta Seletiva da Capela do Socorro (Coopercaps) reúne 60 catadores, que agora poderão, junto com a sua família, se aprofundar no universo da sustentabilidade por meio de títulos que abordam temas importantes para o futuro do planeta, como energias renováveis, ciclo da água, reciclagem e coleta seletiva.
A Coopercaps atende públicos diversos de 4 a 65+ anos, apoiando no processo de ressocialização para que possam voltar a sonhar e trabalhar com dignidade. Entre os cooperados, estão egressos do sistema prisional, refugiados, integrantes da comunidade LGBTQIA+, idosos, jovens sem experiência de mercado, entre outros.
Assinado pela Rede Educare, o projeto Biblioteca Futuro tem a proposta de implantar espaços lúdicos de leitura com títulos que abordam temas relativos à sustentabilidade. São 850 exemplares, jogos pedagógicos e objetos de pesquisa, como lupa, balança, fita métrica e microscópio de brinquedo. As paredes dialogam com os temas das publicações, como a parede azul que abriga conjunto de livros sobre reciclagem e coleta seletiva, a parede verde que traz acervo sobre energias renováveis e ciclo da água, entre outras soluções que garantem a ludicidade da biblioteca. O objetivo primordial é promover a educação ambiental e científica através de temas que são os pilares do projeto: Reciclagem e os 5 Rs da Sustentabilidade; Energias renováveis; O ciclo da água; Sistema solar.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br