Para marcar o lançamento, a arqueóloga Paula Nishida, uma das curadoras da mostra, ministrará uma palestra
No dia 28 de fevereiro, às 11h, a Casa Museu Ema Klabin lançará o catálogo da exposição Quando São Paulo era Piratininga: arqueologia paulistana. Com curadoria de Paulo de Freitas Costa e Paula Nishida, a mostra revela um território com cerca de 4 mil anos de ocupação humana, muito antes da fundação da vila colonial. O percurso expositivo articula ciência, história e imaginação para compreender a relação dos primeiros habitantes com a paisagem que hoje abriga a maior cidade do país, ampliando o olhar sobre a memória e a formação de São Paulo.
Para aprofundar os temas abordados pela exposição, o catálogo reúne textos dos curadores, aproximando as perspectivas histórica e arqueológica da mostra. Além dos ensaios analíticos, o volume inclui uma seleção de fotografias que documentam aspectos centrais do percurso expositivo e contextualizam visualmente as descobertas apresentadas.
Com entrada franca, o lançamento será realizado na área de eventos da Casa Museu Ema Klabin, onde os curadores farão uma breve apresentação sobre seus textos. O catálogo será disponibilizado ao público com sugestão de contribuição voluntária, em apoio às atividades da casa museu.
Em seguida, a programação segue com a palestra presencial da arqueóloga e curadora Paula Nishida. A apresentação traçará um panorama dos contextos arqueológicos do município de São Paulo, destacando a distribuição, a localização e os impactos dos sítios identificados, e evidenciará como a pesquisa arqueológica permite recuperar aspectos pouco registrados na historiografia, mesmo em um território intensamente urbanizado.
São Paulo conta com cerca de 90 sítios arqueológicos identificados, e oito deles foram escolhidos para compor esta exposição, servindo como referências importantes para entender a formação histórica do território paulistano.
Serviço:
Exposição: Quando São Paulo era Piratininga: arqueologia paulistana – Curadoria: Paula Nishida e Paulo de Freitas Costa
Lançamento 28 de fevereiro, às 11h
Até 29/03/2026 – Visitas livres de quarta a domingo, das 11h às 17h.
Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br
