Famoso prato ganhou até festival em sua homenagem
Comida de botecos de Curitiba, de tão famosa, virou prato oficial da culinária e tem o seu simpático Prefeito Rafael Greca como seu “garoto propaganda.” Essa iguaria, muito apreciada na capital paranaense, de tão consagrada, já tem até o FESTIVAL DE CARNE DE ONÇA, que está na sétima edição.
Sua história folclórica surgiu anos atrás no Boteco Buraco do Tatu, cujo dono Schmidt, também presidente de um time de futebol de várzea, tinha fama de “mão de vaca” porque, às vezes, pagava os jogadores de seu time com comida e um dia um reclamou: “mão de vaca e ainda nos paga com essa carne que nem onça come”. Aí surgiu o nome!
A carne de Onça nada mais é que o “Steak Tartare”, trazidos pelos colonizadores, da Europa. É carne crua, bem temperada com iguarias, coberta por salsinha e cebolinha verde, bem picadas e servida sobre uma broa preta, úmida e generosamente regada por um bom azeite.
Bares antigos e famosos de Curitiba adotaram a receita do Schmidt, tais como Bar Stuart, Triângulo, do Maneca entre outros e hoje é o prato de botecos curitibanos, “oficializado por decreto pelo Prefeito Greca.”
É uma verdadeira delícia e eu recomendo provar!
Por Nelson Gonçalves
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br