Inventário da Fauna Silvestre do Município de São Paulo, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, realiza o levantamento
A cidade de São Paulo registrou este ano, 114 novas espécies de animais de acordo com o Inventário e Monitoramento da Fauna Silvestre do Município de São Paulo realizado pela Divisão da Fauna Silvestre (DFS) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). A capital conta agora com 1.453 espécies distribuídas pelas áreas verdes do município.
O levantamento também aponta a existência de 602 espécies de animais invertebrados, com destaque para 371 espécies de mariposas e borboletas – importantes indicadores de qualidade ambiental. Além disso, o inventário constatou que são mais de 851 espécies de vertebrados, entre 57 peixes, 89 anfíbios, 59 répteis, 523 aves e 123 mamíferos.
Desde 1993 a DFS elabora o documento, que mapeia e monitora as informações da fauna silvestre nos parques e nas áreas da cidade. A publicação anual desses dados faz parte da Meta 66 do Programa de Metas de 2021-2024 da Prefeitura de São Paulo, que orienta as opções para a proteção da biodiversidade paulistana e está ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Atualmente, São Paulo abriga inúmeras espécies de grande interesse para conservação. São 222 ameaçadas de extinção, representando 15,3% dos 1.453 animais do município. Na comparação com o ano anterior, houve um desenvolvimento no conhecimento de diversos grupos, em especial os dos aracnídeos, borboletas, aves e mamíferos. Isso é resultado dos esforços da fauna para a produção e revisão dos Planos de Manejo do RVS Anhanguera e dos Parques Naturais da Zona Sul. Além da admissão de especialistas em aracnídeos e pequenos mamíferos na equipe da Divisão da Fauna Silvestre.
Dados do ONU-Habitat preveem que em 2050 mais de 68% da população mundial estará nas cidades, isso representa um risco iminente a flora e a fauna mundial. Desse modo, é importante traçar um ponto de partida para a elaboração de políticas públicas que buscam conservar e planejar uma cidade alinhada à biodiversidade, tendo conhecimento dos dados dos animais presentes em todas as áreas do município.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br