Capital inaugura a primeira unidade de hospedagem social para pessoas em situação de rua

0
881

O prefeito Ricardo Nunes destacou que as ações de recepção desse público foram definidas a partir do Censo realizado em janeiro de 2022


O prefeito Ricardo Nunes inaugurou, na manhã da quinta-feira (28), a primeira unidade da Hospedagem Social para Pessoas em Situação de Rua, uma nova tipologia de acolhimento da rede socioassistencial. O hotel, localizado no bairro da Liberdade, é direcionado àqueles que, mesmo em situação de rua, já estão inseridos no mercado de trabalho ou em busca de um emprego. O serviço é direcionado para os que apresentam alguma dificuldade com a adaptação aos Centros de Acolhida já existentes.

Nessa nova modalidade de serviço de acolhimento serão ofertadas 1.000 vagas. O equipamento de Hospedagem Social para Pessoas em Situação de Rua da Liberdade disponibiliza 208 dessas vagas de acolhimento para o público inserido na modalidade 1, composto por indivíduos sozinhos ou casais sem filhos.

Essa opção para receber pessoas em situação de rua atende também famílias. No acolhimento de indivíduos sozinhos ou casais, os quartos são compartilhados, sendo até quatro pessoas por cômodo. No serviço para família, cada uma recebe um quarto.

“O levantamento nos trouxe o número de 31.800 pessoas em situação de rua e começamos a fazer o trabalho de ampliação dos nossos serviços. Este equipamento, que acabamos de inaugurar, oferece café da manhã, jantar, cama com colchão e travesseiro, local para guardar pertences, banheiro com toalha, shampoo, escova e pasta de dente. Enfim, tudo aquilo que a pessoa precisa de forma imediata”.

Regiões mais afastadas

A Hospedagem Social, que recebeu o investimento de R$ 3,2 milhões, está instalada em hotéis espalhados pela cidade, de forma a distribuir as vagas, inclusive nas regiões mais afastadas das áreas centrais de São Paulo. Inicialmente, quatro hotéis oferecem mais de 500 vagas de acolhimento.

“A cidade de São Paulo tem o maior sistema de acolhimento  de pessoas em situação de rua da América Latina. Criamos a Vila Reecontro; criamos e ampliamos e CAE (Centro de Acolhimento Especial); aumentamos os nossos abrigos; fizemos um edital novo e ampliamos as vagas das repúblicas. Enfim, estamos promovendo um  trabalho gigantesco”, destacou Nunes.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.