Evento acontecerá no Parque Barragem em 26 de outubro, com shows, gastronomia, atividades para crianças e ações sociais
A Capela do Socorro, tradicional região da Zona Sul de São Paulo, comemora em 2025 seu 87º aniversário. Apesar de ter o dia 9 de outubro como data oficial, determinar a idade exata do bairro é um desafio. Conhecida como Socorro desde os tempos em que Santo Amaro ainda era município, a localidade ganhou o nome de Capela do Socorro em 1938, quando o Governo do Estado desmembrou a região e a batizou em homenagem à pequena capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro construída no Largo do Socorro em 1936.
A região guarda marcos históricos anteriores, como a represa Guarapiranga, criada em 1908 a partir do rio Guarapiranga e ampliada em 1928, tornando-se fonte de abastecimento de água para a cidade. Outro destaque é a represa Billings, iniciada em 1925 por determinação do presidente Arthur Bernardes, considerada a maior obra energética do país à época, que conduziu águas de vários rios do planalto para formar a represa no rio Grande.
As celebrações do aniversário de 87 anos acontecerão no dia 26 de outubro, domingo, no Parque Barragem (Avenida Atlântica, nº 1171, em frente à 102ª DP), a partir das 10h. A programação inclui shows de João Neto e Frederico, Neguinho da Beija-Flor, Os Travessos e Buzão do Forró. O público poderá aproveitar ainda gastronomia, área kids gratuita, ações sociais, espaço pet friendly, Afromix, Instituto Mix, Zumba da Rommy, Selma Park e a ONG Limpeza da Represa, promovendo integração entre cultura, lazer e conscientização ambiental.
O evento é realizado pela Prefeitura de São Paulo, conta com o apoio do prefeito Ricardo Nunes e do vereador Marcelo Messias, celebrando a história e o desenvolvimento de um bairro que une tradição, lazer e diversidade cultural.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br