Cantor e compositor conta um pouco de sua trajetória
“Eu não acredito em coincidência, eu acredito em propósito.” A frase é do cantor e compositor C.Braga, ao contar sobre sua trajetória. Quando tinha treze anos, o artista Ton Carfi fez uma seletiva na igreja que Braga frequenta, na qual todos os jovens foram aprovados, menos ele. Entretanto, Ton o incentivou a continuar os estudos, e muitos anos depois, o convidou para participar de seu álbum de 2023 cantando na faixa “Só o sangue”, do álbum Pontes. “Deus é tão fiel que ele honra o tempo de espera e de trabalho e hoje foi isso, tive o privilégio de gravar com ele, e não dá nem pra explicar.”
Natural da Zona Sul de São Paulo, Braga começou a frequentar a igreja com onze anos de idade. Fã de cantoras como Mariah Carey, Toni Braxton e Whitney Houston, estava ouvindo rádio um dia quando tocou o louvor “Mar Vermelho”, da cantora Cassiane. Ele conta: “Senti muito a presença de Deus, comecei a chorar e procurei a igreja mais próxima. Aí, quando comecei a caminhar, a mesma sensação que tinha em casa senti dentro da igreja.”
Influenciado por nomes do rap e hip hop como Shaggy, Snoop Dogg, Tupac, Ludacris, entre outros, Braga estudou estes artistas para construir seu estilo próprio. Desde o início veio a vontade de fazer suas próprias músicas. “Eu sempre quis colocar a minha verdade nas músicas, aquilo que eu vivia.” Desde o começo suas letras foram voltadas ao segmento Gospel, com influências da Black Music. Em 2004 funda o grupo Atalaias do Senhor, que muda de nome para Fl3XX em 2012 e dura mais três anos e meio, momento no qual ele opta por seguir carreira solo.
2019 foi um ano marcante para C.Braga, no qual venceu o reality show Gospel Singer, foi eleito o rapper revelação em um evento da Igreja Renascer e produziu seu primeiro DVD, “Eu Continuo”. Desde então segue sua trajetória, realizando parcerias com grandes nomes do meio Gospel, atendendo a grandes agendas como Marcha para Jesus e Varal Cultural, sempre se renovando e buscando incorporar novas influências.
Segundo o artista, o principal desafio da carreira é se manter, equilibrando o objetivo de passar a sua mensagem com as responsabilidades. Seus próximos objetivos são cantar em palcos cada vez maiores, lançar novas músicas e álbuns. E finaliza: “ continue acreditando em você, porque todos os processos que nós passamos na vida tem um propósito.”
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br