Botina Amarela: a premiação mais longeva da história de Santo Amaro chega a 31ª edição

0
27
Mesa solene da premiação Botina Amarela

Solenidade homenageia personalidade que contribuem para a valorização da região

A tradicional cerimônia de outorga do Troféu Botina Amarela, em sua 31ª. edição, realizada na noite do dia 25 de setembro, permitiu que os pouco mais de 90 convidados do Centro das Tradições de Santo Amaro – CETRASA, tivessem a oportunidade de realizar um verdadeiro passeio de memórias afetivas, nas narrativas dos homenageados que reafirmaram o sentimento de amor, paixão e pertencimento por Santo Amaro. 

Uma solenidade leve, alegre e descontraída, em um ambiente onde arte, cultura, música, letras, civismo, tradições, legados e memórias, marcaram momentos de rara emoção.

Os homenageados demonstraram um sentimento de felicidade, de gratidão, de reconhecimento, ampliando graças às suas histórias de vida, a importância da premiação!

A mesa solene composta ao centro pelo presidente da instituição, Dr. José Carlos Bruno, contou com as seguintes autoridades: Inspetor Ricardo da Silva (Inspetor Chefe da GCM de Santo Amaro), Luiz Fernando de Noronha (chefe de gabinete do Vereador Silvão Leite e representante do parlamentar santamarense), o Ten-Cel PM Daniel Prado PALMA Chefe do Estado Maior do CPAM-10 (representando o Cel PM Alexandre Andrade dos Santos – Comandante do CPAM 10), o Dr. Édson Luiz de Queiroz (Desembargador do Tribunal de Justiça de SP) e Quirino Clemente Jacob Filho (representando o secretário adjunto de cultura e economia criativa de SP e diretor da Biblioteca Mário de Andrade Rodrigo Massi).

Foram agraciados com o Troféu Botina Amarela: In Memoriam Américo Sécio – comerciante que atuou por décadas na região da Chácara Santo Antônio; Antônio da Silva Rufino – o “Toninho” que a quase quatro décadas trabalha no Jornal Gazeta de Santo Amaro; Camila Giudice – santamarense, artista plástica, escultora e escritora de renome internacional;  Djalma Quixaba Formiga – comerciante radicado em Santo Amaro há 47 anos; Eduardo Cury – santamarense, filho dos saudosos D. Cida e Luiz Cury, nascido, crescido e morador de Santo Amaro, a pouco mais de 60 décadas; Ivone de Souza Toniolo do Prado Queiroz – Juíza Federal do Trabalho, diretora do Fórum Trabalhista da Zona Sul e residente em Santo Amaro; Maria de Lourdes Mangueira Soares –  nascida em Santo Amaro, tem 85 anos de idade e sobrinha bisneta de Adolfo Pinheiro, chefe escoteira do Grupo Escoteiro Santo Amaro; Samir Nakhle Khoury – vice-presidente da ACSP, coordenador do Comite de Civismo e Cidadania da ACSP, foi professor de psicologia da OSEC e Silvana Aparecida Pittarelli Ratão – santamarense, filha dos saudosos Aparecida Conceição Pittarelli e Roberto Pittarelli e neta de Americo Simonine  que foi vice-presidente da Romaria de Santo Amaro é educadora e trabalha há 36 anos no Colégio Elvira Brandão.

Antônio Rufino, funcionário da Gazeta, ao lado do Dr. José Carlos Bruno

Como declarou o presidente do CETRASA, Dr. José Carlos Bruno. “Cada um dos homenageados nesta noite, tem uma história marcante para com, ou eventualmente na terra dos botinas amarelas. Não são escolhas aleatórias ou secretas como pessoas mal-intencionadas costumam alardear, sempre as vésperas das premiações, desferindo ofensas a instituição e aos seus dirigentes. Os escolhidos, possuem fortes laços com Santo Amaro, na sua maioria nascidos nesta terra,  contribuíram e/ou contribuem para a valorização da região em suas áreas de atuação.”

Estiveram presentes, além de integrantes de tradicionais Famílias Santamarenses, a vice-presidente institucional, Dra. Mary Ângela Marques Bruno, o diretor de patrimônio, Osmar Luz de Castro e o diretor de relações institucionais, Dr. Gilberto Marques Bruno, também compareceram; representando a Subprefeita do M’Boi Mirim Flávia Santos, o assessor Jonas Camisa Nova, o coordenador da Casa de Cultura Manoel Mendonça, Abílio Hugo Maganta, o presidente da Comissão da Fundação Rotária 25/26 do Rotary Club São Paulo – Sudeste, Paulo Marcelo dos Santos, os dirigentes e membros do Conselho Diretor do Rotary Club São Paulo – Santo Amaro, o diretor do Centro de Memória Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Dr. José D’Amico Bauab, a regente da Orquestra Filarmônica Santo Amaro – OFISA, Silvia Luisada, o Diretor Superintendente da Distrital Sudeste da ACSP, o arquiteto Paulo Maier, o presidente do Grupo Escoteiro Santo Amaro, Rogério Augusto Vieira, Marcos Vitorino Machado representando o deputado Jorge Caruso, o membro do Comitê de Civismo e Cidadania da ACSP, Fábio Ralston, o curador cultural dos festivais alemães MayFest e Brooklin Fest, Luiz Delfino Cardia, que também representou a AEMB-Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, Luiz Souza da Revista Ideias da Sul, Armando Ferraz e Marta Mota, respectivamente, presidente e responsável pela comunicação da Alvarenga TV, os dirigentes do SICRED Vale do Piquiri ABCD, Lucas Abe e Francisco Wandemberg. e José Eduardo Alvarenga do COMPA BAR E RESTAURANTE, que também foram apoiadores do evento.

Uma noite memorável com narrativas que reforçaram o sentimento de pertencimento que só os santamarenses, suas famílias, seus filhos e os que construíram uma verdadeira história em Santo Amaro são detentores.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.