Bairro na periferia da Zona Sul aumenta uso de transporte por app durante pandemia

0
619

De acordo com levantamento do aplicativo 99, cerca de 61% dos moradores do Grajaú passaram a utilizar carros de aplicativo para fugir das aglomerações e contaminação pela Covid-19. Por outro lado, 42% das classes mais ricas diminuíram as corridas, entre fevereiro e agosto, por causa do home office. Assim, grandes avenidas da Zona Sul registraram queda de mais de 80% no congestionamento durante a quarentena


De acordo com uma pesquisa da empresa de mobilidade 99, houve um aumento de 32% no uso de carros por aplicativo nas periferias da cidade de São Paulo. Cerca de 54% dos usuários preferem ir ao trabalho utilizando transporte por aplicativo para evitar aglomerações e outros 46% para evitar contaminação durante o trajeto.

Enquanto 32% da população periférica aumentou o uso de transporte por app, 42% das classes mais ricas diminuíram as corridas, entre fevereiro e agosto, já que muitas pessoas passaram a trabalhar em casa.

A pesquisa “Como as periferias se reconectam com a cidade” entrevistou usuários que moram no Grajaú, Campo Limpo, Capão Redondo, Rio Pequeno, Brasilândia, Vila Nova Cachoeirinha, Carrão, Vila Matilde, Cidade Tiradentes e Guaianazes. Entre todos esses bairros, o Grajaú, na Zona Sul, é o que apresentou maior crescimento no uso do app: 61%.

“Antes da pandemia, a maioria das nossas corridas já ocorriam fora do centro expandido. Diante de um impacto econômico e social tão grande, vimos as demandas nas regiões periféricas crescer ainda mais. O aumento de viagens realizadas pelos quartis mais pobres da cidade é uma tendência por todo o Brasil”, disse Pâmela Vaiano, diretora de comunicação da 99.

Para fugir das aglomerações e possível contaminação pela Covid-19, muitas pessoas recorreram ao uso do carro por aplicativo porque não possuem carro próprio. Este é o caso de 60% dos entrevistados, sendo que 70% deles são moradores do Grajaú.

Além da mobilidade, a pesquisa também identificou quem passou a fazer compras no bairro e quem começou a comprar pela internet. Nesta última categoria encontram-se três bairros da Zona Sul: Campo Limpo, Capão Redondo e Grajaú que registraram 25% de aumento nas compras online, sendo que antes esse índice chegava a 5% das pessoas, no máximo.

QUEDA NO CONGESTIONAMENTO EM GRANDES AVENIDAS

A pandemia derrubou o congestionamento em grandes avenidas da capital, de acordo com dados do aplicativo Waze, que mapeia alertas de engarrafamento.

A Av. Brigadeiro Faria Lima, por exemplo, registrou queda de 85% nos alertas de trânsito: em março, foram 1.373 alertas, mas em setembro, apenas 203.

A Av. Brigadeiro Luís Antônio recebeu 1.174 alertas de trânsito em março e agora em setembro foram apenas 209: uma queda de 82%.

Na Av. Santo Amaro, a queda no congestionamento foi de 74% com 1.948 alertas em março e 497 em setembro.

A Av. Morumbi recebeu 1.267 alertas em março e 382 em setembro, com queda de 69,9%.

E a Av. Giovanni Gronchi marcou 1.160 alertas em março e 564 em setembro, com queda de 51,4%.

As análises foram feitas nos dias úteis, entre 2 e 13 de março deste ano, antes da quarentena ser decretada, comparando com os dias úteis entre 31 de agosto e 11 de setembro, na retomada das atividades econômicas.

O período da manhã (das 7h às 10h) registrou queda de 66%: em março foram mais de 26 mil alertas e em setembro, menos de 10 mil, em toda a cidade.

Já o período da tarde (das 17h às 20h) teve queda de apenas 6%: com mais de 60 mil alertas em março e cerca de 57 mil em setembro, em toda SP.  


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.