Prefeitura relaciona o aumento de procedimentos à ampliação do horário de funcionamento das unidades
Os 17 Hospitais Dia de São Paulo já realizaram 99.449 procedimentos médicos no primeiro semestre deste ano, um aumento de 45% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde. O crescimento, segundo a Prefeitura, é resultado da ampliação do horário de funcionamento das unidades.
Desde agosto de 2021, 9 das atuais 17 unidades passaram a funcionar 24 horas. São elas: Brasilândia/Freguesia do Ó, Santo Amaro, Capela do Socorro, Sorocabana, Vila Guilherme/Vila Maria, São Miguel Dr. Tito Lopes da Silva, Butantã, Ipiranga Dr. Flávio Giannotti e Cidade Ademar.
Além de acelerar o atendimento para cirurgias de baixo e médio porte, a SMS ressalta que a medida busca garantir a dedicação dos hospitais municipais convencionais a casos de maior complexidade. Entre as principais cirurgias realizadas nos Hospitais Dias em 2022 e 2023 estão: tratamento de varizes, postectomias (cirurgia para retirar o excesso de pele do prepúcio), vasectomias e laqueaduras.
De janeiro a junho foram executados 42.854 pequenos procedimentos cirúrgicos (lesões de pele, lipomas, pequenos tumores, queloides e cistos sebáceos), 14.707 cirurgias de pequeno e médio porte, como remoção da vesícula biliar, e 41.888 procedimentos para diagnóstico (colonoscopias, endoscopias e histeroscopias).
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br