Desde 1991 já foram capacitados mais de 20 mil jovens e adolescentes
Na quinta-feira (22), a ASAM – Centro de Apoio ao Jovem comemorou seus 33 anos formando jovens que se destacam no mercado de trabalho atuando como uma entidade de Assistência Social de caráter beneficente, criada para a utilidade pública e sem fins econômico-lucrativos.
Fundada em 1991 por empresários voluntários, a ASAM atua pela transformação social de adolescentes e jovens, ofertando capacitação inicial e qualificação profissional entregando conteúdos fundamentais para o desenvolvimento dos usuários, sendo comunicação, informática, técnicas e ferramentas da área de atuação, ética cidadã e autodesenvolvimento profissional.
Os adolescentes e jovens são contratados pelas empresas parceiras e a ASAM oferta a capacitação teórica conforme o programa de Socioaprendizagem. Através de um convênio com a empresa parceira, a ASAM formaliza o contrato de aprendizagem e oferece a capacitação teórica conforme o programa. A empresa cumpre a cota de aprendiz, e o jovem será inserido na plataforma de aprendizagem sendo certificado ao final do programa.
A ASAM oferece ainda apoio aos usuários por intermédio de uma equipe psicossocial e equipe de encaminhamento e recrutamento, realizando um grupo de fortalecimento pessoal e familiar mensalmente, contribuindo para o desenvolvimento e ascensão social dos adolescentes e jovens.
Enquanto o jovem atendido não conquista seu espaço no mundo do trabalho na condição de aprendiz, a ASAM permanece dando apoio e encaminhando os jovens para processos seletivos, e quando o usuário encerra o contrato de aprendizagem e não se integra autonomamente na vida produtiva ofertamos formação até sua recolocação se efetivar.
É desta forma, e durante 33 anos, que a ASAM tem apoiado os jovens no início de sua vida profissional, cooperando com o crescimento das empresas parceiras apresentando-lhes adolescentes e jovens capacitados com o perfil comportamental conforme a cultura da organização e contribuindo com o aumento da renda de diversas famílias.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br