ARTIGO | Aprendizagem adaptativa e dados: impulsionando o potencial da Geração Alpha na Educação

0
548

Com os avanços tecnológicos nas últimas décadas, houve uma mudança significativa no comportamento da sociedade como um todo, afetando todas as gerações que estão cada vez mais conectadas à internet. No cenário educacional, a situação não é diferente: a Geração Alpha, que tem nascidos a partir de 2010, mais conhecida como nativa digital, enfrenta os seus desafios e oportunidades, assim como os professores e gestores nas escolas que buscam se adaptar à nova realidade em que o mundo real e virtual se integram.

Pelo fato de crescerem praticamente imersos em um ambiente onde a tecnologia é presente o tempo todo desde o nascimento, essas crianças e adolescentes se sentem mais estimuladas quando o mundo real dialoga com o virtual. Para que alcancem o pleno potencial, é preciso entender que cada um possui suas especificidades e, portanto, os educadores podem fazer uso de diferentes metodologias de aprendizagem, além do uso inteligente de dados.

Hoje, com diversas soluções digitais disponíveis, escolas e educadores podem trazer as tecnologias como aliadas em salas de aula, tornando a jornada de aprendizado dos alunos única e, ao mesmo tempo, leve e divertida. O processo revolucionário começa não só com a utilização de dados estatísticos na educação, mas na maneira como esses dados são utilizados.

Um professor de matemática, por exemplo, que tenha quatro aulas por semana, e um conteúdo programático sobre Seno, Cosseno e Matrizes, pode utilizar as plataformas de questões para baixar perguntas, escolher os níveis de dificuldade e aplicar durante as aulas e provas. Os dados que são enviados para a plataforma, são compilados e mostram as dificuldades e pontos fortes de cada turma.

Por meio da análise de dados e da aprendizagem adaptativa, conseguimos personalizar o ensino para atender às necessidades individuais de cada aluno, adaptando o conteúdo, o ritmo e as estratégias de aprendizagem.

Além disso, por ser uma geração que se conecta quando os conteúdos trazem experiências pessoais com aprendizado significativo, os alunos necessitam do contexto aplicado no dia a dia e do que gostam. Se um aluno é apaixonado por astronomia, vai receber exercícios de matemática e cálculos baseados em estrelas e planetas.

Para acontecer a verdadeira revolução na educação, é necessário um movimento em direção a uma abordagem mais flexível e inovadora no ensino.

*Carlos Pirovani é CEO da http://Estuda.com , plataforma educacional reconhecida por sua abordagem inovadora e eficiente no aprendizado online.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.