Área no Grajaú é reurbanizada e 618 famílias recebem regularização fundiária após ação da Prefeitura e do Estado

0
2
Famílias do Jardim da União recebem títulos de propriedade. Foto: JF Diorio/Secom

Jardim da União recebeu redes de água e esgoto, drenagem pluvial, pavimentação, calçadas, paisagismo e áreas de esporte e lazer

Em uma ação conjunta entre a Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado, 618 famílias que residem no Jardim da União, na Zona Sul da capital, receberam Títulos de Regularização Fundiária na manhã da quinta-feira (8). O título é uma garantia para que essas pessoas se tornem proprietárias definitivas das suas moradias.

“Esse documento, registrado no cartório de imóveis, garante que a propriedade é da família e que ela poderá ser transmitida para seus filhos e netos. Mas, para se chegar a esse ponto de ter a regularização fundiária, é preciso fazer a reurbanização. Esse trabalho conjunto entre a Prefeitura e o Governo é de fundamental importância”, destacou o prefeito Ricardo Nunes, lembrando que o documento garante segurança jurídica aos moradores.

Realizadas pelo Programa Mananciais da Prefeitura de São Paulo, as obras de reurbanização receberam o investimento de R$ 5,2 milhões e foram entregues em maio de 2022. As intervenções contemplaram uma área de 82.969,64 m², que anteriormente pertencia à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e foi ocupada em 2013. A CDHU foi a responsável pela documentação, cadastro e títulos das 551 famílias beneficiadas.

Além da reurbanização a Prefeitura entregou, em 2024, 16 novas casas projetadas para atender idosos e pessoas com necessidades especiais, com um investimento de R$ 2,7 milhões. Essas moradias, com 58 m², têm dois quartos, sala, banheiro, cozinha e quintal, garantindo acessibilidade e conforto.

“Nós temos feito o maior plano de regularização fundiária de todos os tempos no Estado de São Paulo. Mas, na cidade de São Paulo, nós já entregamos 35 mil títulos em parceria com a Prefeitura”, destacou o secretário de estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, referindo-se somente aos títulos emitidos na parceria entre o município e o Estado.

A Prefeitura de São Paulo tem feito investimentos em reurbanização e regularização fundiária. “Hoje, nós temos o maior programa de regularização fundiária da história da cidade de São Paulo. Já foram entregues 50 mil títulos, 50 mil escrituras, e temos o planejamento de entregar mais 100 mil títulos nos próximos quatro anos”, contou o secretário municipal de Habitação, Sidney Cruz, falando dos títulos fornecidos em parceria com a CDHU e os emitidos somente pela Prefeitura.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.