Aniversário do Capão Redondo e Festival Batuques Rochdale movimentam a agenda das Fábricas de Cultura

0
2548
O grupo Baque Mulher se apresenta no Festival Batuques Rochdale, na Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco | Crédito: Raquel Catão

Distrito do Capão Redondo está completando 111 anos com muita cultura!


O mês de abril nas Fábricas de Cultura das zonas Norte e Sul, Região Metropolitana (Osasco e Diadema), e de Iguape (Vale do Ribeira) será marcado por atividades que valorizam as vertentes da cultura popular e periférica brasileira. Apresentações musicais de ritmos variados, slam de poesia e festivais culturais são alguns dos destaques do programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis. Confira:

No dia 11, terça-feira, às 17h, estará disponível no canal do YouTube das Fábricas de Cultura o vídeo-espetáculo Engolindo Mágoas em Doses Homeopáticas do Coletivo Pedra Rubra. A obra narra a história de três mulheres em três tempos (1949, 1989 e 2109) traçando uma relação entre as violências que elas sofrem.

Feito em homenagem ao Ajọ̀dún de 21 anos de Mãe Nádia de Ológunẹ̀dẹ, iyalorixá, cujo o orixá é patrono da Comunidade de Compreensão e Restauração Ilê Asé Logun Edé (CCRIALO), terreiro de tradição Nagô Ketu, situado na zona oeste de São Paulo, o documentário OLÓGUNẹ̀Dẹ: meu norte, minha sorte, será exibido no YouTube das Fábricas de Cultura. Com direção de Ísis Cunha, a produção audiovisual narra a importância do orixá (Logun Edé) e da iyalorixá, com sessão no dia 18, terça-feira, às 19h.

A convite do Núcleo de Moda das Fábricas de Cultura, a unidade Jardim São Luís recebe o Desfile Tempo, do Coletivo Estúdio ThgVest, com performance e música das 17h às 20h, no dia 22, sábado. A proposta criativa do evento é discutir o que é o tempo e quais são seus desdobramentos no futuro, presente e passado através da moda. O coletivo transita entre os bairros Jardim São Luís, Capão Redondo e Jardim Ângela para levar suas conexões de moda e criatividade.

Já o dia 29, sábado, será movimentado em duas unidades com uma agenda diversa. A Fábrica de Cultura Capão Redondo celebra, a partir das 13h, os 111 anos do distrito Capão Redondo com o Festival Ground Culture, que reunirá eventos culturais periféricos como o Sarau Fala Memo, Slam Underground e Poesia e Batalha da DDR comemorando a efervescência cultural de todo o território.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.