Alvarenga TV: Seis meses de cultura em movimento na Zona Sul de SP

0
13
Agenda Cultural com Mano Valter na segunda edição do Aniversário da Pedreira

A emissora promoveu uma série de Agendas Culturais, que impulsionou coletivos, ações e projetos com a força da comunicação digital

Por Vanessa Pereira dos Santos

Nos últimos seis meses, a Alvarenga TV foi protagonista em uma verdadeira revolução cultural na Zona Sul de São Paulo! Por meio do fomento do Projeto VAI, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, a emissora promoveu uma série de Agendas Culturais (@cultura.alvarengatv), que impulsionou coletivos, ações e projetos com a força da comunicação digital. Com mais de 7,2 milhões de visualizações, a Alvarenga TV deu visibilidade e valorização à cena cultural periférica da cidade em suas diversas plataformas.

Essas agendas semanais ofereceram ao público programações gratuitas, inclusivas e de qualidade, com foco em eventos pouco divulgados, dando protagonismo a artistas independentes e espaços públicos como Casas de Cultura, CEUs, teatros e manifestações de rua. Tudo isso com um olhar atento à cultura da periferia, democratizando o acesso à arte.

Sobre a Alvarenga TV

Com 10 anos de atuação, a Alvarenga TV é referência em comunicação comunitária. Com presença marcante nas redes sociais, rádio e TV digital, rompe barreiras geográficas e promove vozes invisibilizadas pelo grande circuito da mídia.

Uma luta por cultura: Casa de Cultura Cidade Ademar

A luta pela implantação da Casa de Cultura Cidade Ademar sempre contou com o apoio da Alvarenga TV, que reconhece a importância deste espaço para uma região com mais de meio milhão de habitantes e com escassez de equipamentos culturais. Sabemos que muitas vozes contribuíram para essa conquista, mas Lilian Santiago, fundadora do Projeto Funk SP, apresentadora da Alvarenga TV e host do podcast Funk SP, teve papel fundamental nesse processo. Sua força e atuação no território deixaram um legado que agora começa a se concretizar.

Na semana em que celebramos seu aniversário, desejamos que a Casa de Cultura Cidade Ademar seja um espaço de expressão democrática — do funk ao brega, do samba ao rap — onde toda a comunidade tenha vez e voz.

Lilian Santiago (14/05/1979 – 25/02/2025)

Moradora de Cidade Ademar, fundadora do Projeto Funk SP, apresentadora da Alvarenga TV e host do podcast Funk SP, que deu visibilidade e enfrentou a discriminação em torno do funk como expressão legítima da cultura brasileira.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.