Alunos de projeto de moda da Prefeitura de São Paulo vestiram apresentadores do Baile da Vogue

0
21
Dani Calabresa e Rafa Chalub com figurinos criados por alunos do Cria Costura - Créditos: Divulgação/Internet

Cria Costura levou moda sustentável ao evento de gala e conectando talentos ao mercado criativo

Dois alunos do Cria Costura, projeto de moda da Prefeitura de São Paulo, assinaram os figurinos dos apresentadores do Baile da Vogue, que aconteceu no icônico hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, no sábado (7). Amanda Pinheiro, 27 anos, e João Vitor Barack, 23, desenvolveram as peças com foco em sustentabilidade para a humorista Dani Calabresa e o influenciador Rafa Chalub, responsáveis pela cobertura oficial do evento.

Os jovens participaram da 7ª turma do Cria Costura, no ano passado. O projeto, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho em parceria com o Inmode (Instituto Nacional de Moda, Design e Economia Criativa), oferece formação técnica e criativa em moda para jovens da periferia ou em situação de vulnerabilidade, com foco na geração de renda e inserção no mercado de trabalho.

As criações dos alunos para os apresentadores do Baile da Vogue foram desenvolvidas a partir do reaproveitamento de resíduos têxteis em parceria com Wilson Ranieri, estilista e professor do Cria Costura. A humorista Dani Calabresa vestirá uma peça criada por Amanda e o influenciador Rafa Chalub usará um look assinado por João Vitor.

Moradora do Capão Redondo, na Zona Sul, Amanda conta que o convite para desenvolver a peça para o evento foi uma surpresa. “Fiquei super animada, quando descobri que era para o Baile da Vogue e para Dani Calabresa, eu entrei em êxtase. Principalmente por ser um evento tão icônico e para uma personalidade que sempre admirei. O prazo estava bem curto e foi bem desafiador criar algo do zero a partir do briefing da stylist e da proposta apresentada”, relembra a jovem, de 27 anos.

O Baile da Vogue é uma das festas mais tradicionais e aguardadas do calendário da moda brasileira. Sempre realizado em datas próximas do Carnaval, o evento de gala traz anualmente uma temática que orienta o traje dos convidados. Em 2026, a proposta é “Carnavália: o Abre-alas Fashionista da Folia”, homenagem ao Carnaval que também celebra os 110 anos do samba como gênero musical.

O trabalho de João Vitor com a alfaiataria foi um dos diferenciais para desenvolver o look do influenciador Rafa Chalub. Morador do Jabaquara, na Zona Sul, ele antecipa alguns detalhes da criação que será vista no baile neste sábado: “Todo branco com desfiados, recortes, costeiro, penas e a alfaiataria presente.”


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.