Prefeito Ricardo Nunes recebeu Luiza Carvalho da Silva, de 10 anos, no gabinete e fez entrega de diploma
O prefeito Ricardo Nunes homenageou, na tarde de terça-feira (25), Luiza Carvalho da Silva, de 10 anos, aluna do CEU Parque Anhanguera, por se destacar em torneios de xadrez. A jovem recebeu um certificado pela premiação no sub 10 feminino do Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, realizado em Caxambu (MG), em setembro de 2024.
“Nós estamos aqui com a nossa campeã do Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar. Luiza estuda em uma escola da nossa rede municipal, onde aprendeu xadrez, começou a se dedicar e hoje chegou com esse prêmio importante. Ela esteve em Caxambu, ganhou de todo mundo e trouxe esse título para a cidade de São Paulo”, ressaltou o prefeito, explicando que no CEU Parque Anhanguera tem xadrez, mancala awelé e jogo da onça
Ricardo Nunes também deu um presente para Luiza, um tabuleiro de xadrez de pedras. “A nossa querida vereadora Sandra Santana teve cuidado de fazer para ela um pouco de júbilo pela vitória e nosso querido professor, Claudio Sato, que também ajudou nesse projeto e que dá aula para as crianças. Parabéns para vocês”.
A vitória foi conquistada pela menina, que não perdeu nenhuma partida durante a competição. Desde então, Luiza tem se destacado em vários campeonatos em São Paulo, sempre com ótimos resultados. Seu próximo objetivo é participar do Campeonato Brasileiro de Categoria, que será realizado no Piauí, e depois competir no Campeonato Sul-Americano.
Por se destacar, Luiza iniciou sua trajetória no projeto Jogada de Mestre, do Instituto Albert Sabin, e logo chamou a atenção do instrutor Claudio Sato. Atualmente, as aulas beneficiam mais de 50 crianças na escola e cerca de 300 alunos de outras instituições de ensino da Zona Norte.
“Eu comecei a gostar de xadrez na escola. Teve um projeto na minha escola e eu me interessei por ele. Eu estou muito feliz e muito alegre por estar aqui hoje. Eu vou jogar mais torneios agora, estou tentando ir para o Piauí, jogar o Fenac (Festival Nacional da Criança de Xadrez)”, contou a competidora.
“Agora que ela faz parte desse instituto eu acredito que ficará mais fácil para participar de outros campeonatos pelo Brasil, como no Piauí e eu acho que isso é muito importante, não só para ela como para outros alunos, que passam a receber esse incentivo que é um divisor de águas na vida de muitas crianças”, disse a mãe Isabel Carvalho Santos da Silva
De acordo com o secretário de Ensino, Fernando Padula, a ação tem atraído cada vez mais o interesse dos estudantes na modalidade. “Ano passado, 50 mil alunos da rede municipal participaram das oficinas de xadrez ”, lembrou.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br