No último dia 15, o Advogado santamarense, Dr. Gilberto Marques Bruno, tomou posse como membro do conselho diretor do Clube dos 21 Irmãos Amigos de São Paulo, instituição de caráter cívico cultural, que foi fundada em 24 de maio de 1949, ou seja, há 76 anos, como representante do Estado de São Paulo.
Dentre os objetivos dessa histórica instituição, se encontram o estímulo à pesquisa com o escopo de fomentar o progresso, o bem-estar social e o fortalecimento do estado democrático no país; o aprimoramento da consciência cívica; da fraternidade e solidariedade; o incentivo da arte, da cultura, da história, da literatura e todas as manifestações culturais relevantes para o exercício da cidadania.
Integraram o Clube ao longo da sua história, nomes que tiveram importante papel na história da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país, nos mais diferentes segmentos da sociedade, das artes, da cultura, da atividade empresarial, da política etc.
Dentre os quais: Dr. Francsico Antônio Paulo Matarazzo Sobrinho (conhecido como Ciccillo Matarazzo), General Euclydes Figueiredo (Pai do General João Batista de Oliveira Figueiredo – 30º. Presidente do Brasil – 1979/1985), Dr. Guilherme de Almeida, Dr. Paulo BOMFIM, Dr. José Ermínio de Moraes (fundador do Grupo VOTORANTIM), Dr. Juscelino Kubitschek de Oliveira (foi o 21º. Presidente da República do Brasil – 1956/1961), Dr. Mario Lopes Leão; Dr. Menotti Del Picchia, Dr. Ulysses Guimarães, Dr. Vicente Amato Sobrinho.
Em sua posse, o Dr. Gilberto Marques Bruno enfatizou: “a alegria de se tornar um “irmão amigo”, agradecendo ao convite do Dr. Adolfo Bolivar Savelli, incansável defensor do civismo e da cidadania e cujo pai, Mario Savelli, também foi um dos ativos integrantes do Clube desde a sua fundação”.
Agradeceu as palavras do Dr. Manoel Joaquim Ribeiro do Valle Neto (sobrinho do Dr. José Carlos de Macedo Soares) – 1º vice-presidente e presidente em exercício do Clube dos 21 Irmãos Amigos de SP, registrando a honra de poder participar da instituição, onde nomes que contribuíram para o desenvolvimento da nossa cidade, do nosso Estado e do nosso país, participaram ao longo da gloriosa existência do clube.
Finalizando suas palavras, para registrar a importância do momento, que ficará para todo sempre na história, em uma data tão especial, que contou com a brilhante palestra do Dr. José D’Amico Bauab, Diretor do Centro de Documentação e Memória do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, que discorreu sobre o tema: “1932: a memória cidadã da Epopeia dos Paulistas.”
Participaram da cerimônia o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Dr. João Tomas do Amaral, a Artista Plástica e Poetisa Camila Giudice, o poeta e jornalista Paulo Bressan, representando a Academia Cristã de Letras, a Advogada Beatriz Guimarães, integrante do COCCID – Comitê de Civismo e Cidadania da ACSP, a Sra. Lucília Assis Nogueira-presidente da Federação dos Clubes dos 21 Irmãos Amigos, dentre outros.

SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br