Agência de Desenvolvimento aposta em atendimento personalizado, espaços colaborativos e acesso ao crédito para impulsionar pequenos e microempreendedores
São Paulo vem se tornando uma cidade de serviços. Isso quer dizer que o município tem maior concentração de comércios e empresas de serviços do que indústrias. Um fenômeno comum nas grandes metrópoles. Em 2024, a capital ganhou 25 mil novos negócios, segundo dados da Prefeitura de São Paulo.
Em uma cidade com números tão expressivos, é preciso que o poder público tenha um olhar atento a essa categoria e trabalhe políticas públicas para fortalecer o setor. Foi com esse objetivo que surgiu a Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA), uma iniciativa da Prefeitura, que atua há mais de dez anos no desenvolvimento, aumento de competitividade e fortalecimento dos micro e pequenos negócios.
Apesar do tempo, a ADE SAMPA ainda é pouco conhecida pela população e o órgão tem investido em medidas para mudar isso. Uma delas aconteceu na última quinta-feira (28), do qual o Grupo Sul News participou de um café da manhã na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que contou com a presença de Renan Vieira, presidente da ADE SAMPA, Musa Miranda, Diretora de Inovação e Empreendedorismo, e Carlos Alberto Santos, Diretor de Desenvolvimento Local.
No encontro foram apresentadas algumas ações do órgão e as novidades que estão por vir. Foi ressaltado o atendimento personalizado para cada empreendedor paulista, principalmente para os negócios que surgem na periferia. Com ações gratuitas para os mais diferentes setores, o órgão orienta sobre formalização MEI, documentação e até mesmo acesso a crédito.
Outro ponto lembrado foram os espaços que a ADE SAMPA fornece gratuitamente para os pequenos empresários, como as TEIAS, um espaço colaborativo de trabalho que fornece internet de boa qualidade, mesas de reunião e copa, e estão espalhadas em 22 unidades pela cidade. Outro lugar oferecido é o Sampa Cast, em que as empresas que produzem conteúdo podem gravar seus podcasts de forma gratuita em cinco locais do município. E um novo espaço vem aí, o Hub Sampa Game voltado para os criadores de vídeo game. No encontro com a imprensa, os jornalistas puderam conhecer um pouco do novo espaço que será inaugurado em breve, trazendo ainda mais possibilidades para a indústria paulistana de games.
“A ampliação de iniciativas de fomento ao micro e pequeno empreendedor tem permitido que mais pessoas aumentem a participação no mercado, ao mesmo tempo em que promove a conquista da autonomia financeira por meio da geração de emprego e renda de forma descentralizada, aproximando as oportunidades dos diferentes bairros da capital”, finalizou Renan Vieira.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br