Debate explicou pontos da reforma para associados
Foi realizado na quinta-feira (27), na Distrital Sul da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), organizado pelo Fórum de Jovens Empreendedores com apoio do Conselho de Varejo, ambos da Distrital Sul, o primeiro encontro sobre a Reforma Tributária e seus impactos. O painel teve a participação de tributaristas, economistas e professores, com visões diversas sobre o tema.
“O evento acontece em um momento importante, precisamos informar, educar e clarificar as informações sobre a Reforma Tributária para nossa região”, comenta a Superintendente Marta Bedendo.
O painel foi formado pelo Prof. Rodrigo Simões, economista; Prof. Da FAC e comentarista econômico; Dr. Humberto Gouveia, ex-procurador da Fazenda e tributarista; Prof. Armando Lorenzo, Dr. e Mestre em ADM pela FEA/ USP,; Dr. Henrique Toioda, tributarista e CIESP Distrital Sul e Sr. Luiz Philippe de Orléans e Bragança, Deputado Federal, e os moderadores Jayson França, do Fórum de Jovens Empreendedores e Marco Ribeiro, economista e coordenador CDV.
“Esse foi o primeiro encontro de um tema muito complexo: a tributação está presente no nosso dia a dia a cada segundo e nós empresários, precisamos entender de fato os impactos da Reforma. Teremos outros encontros, esse primeiro serviu para termos uma visão ampla, entendo que iremos passar por momentos de grandes transtornos e como sempre, a população que pagará na ponta, toda essa complexidade”, comenta Jayson França do FJE.
Por outro lado, o Prof. Armando Lourenzo, vê com otimismo e que teremos oportunidades positivas na Reforma Tributária, com ganhos maiores na justiça social, desburocratização nos processos e o desafio como toda implementação, que não será de imediato já que inicialmente não iremos trabalhar com um único sistema, e as empresas terão que planejar essa transição, mas não deixará de impactar, tanto para aumento como para diminuição dos valores finais.
Como não poderia ser diferente o Prof. Rodrigo Simões, comentou sobre os desafios principalmente no planejamento na virada de impostos em 2026, entender como funcionará nos destinos os impactos econômicos para o Brasil, para o Estado de São Paulo e para o nosso Município São Paulo e lamentou que em algumas simulações do IBS/ CBS haverá aumento nos impostos. Existe uma expectativa de até 28%, porém, estão estudando implementar uma trava para não ultrapassar os 26,5%.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br