Prefeitura leva experiências bem-sucedidas de prevenção ao HIV à principal conferência mundial sobre o tema

0
27
Crédito: Divulgação/Prefeitura de SP

Capital apresentará 13 trabalhos científicos, participará de cinco mesas de debate e exibirá tecnologias inovadoras durante a AIDS 2026

As estratégias desenvolvidas pela Prefeitura de São Paulo para ampliar o acesso à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento do HIV estarão em destaque na 26ª Conferência Internacional sobre Aids (AIDS 2026), principal encontro mundial dedicado ao tema, que será realizado de 26 a 31 de julho, no Rio de Janeiro. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) foi convidada a apresentar 13 trabalhos científicos, participar de cinco mesas de debate e levar tecnologias inovadoras que vêm contribuindo para fortalecer a resposta da capital à epidemia.

A participação da capital no evento reflete os resultados alcançados nos últimos anos pelas políticas públicas implementadas pela Prefeitura. Entre 2016 e 2025, o número de novos casos de HIV caiu de 3.761 para 1.662, redução de 56%, resultado atribuído à ampliação da prevenção combinada, ao fortalecimento da oferta de Profilaxia Pré e Pós-Exposição (PrEP e PEP), à descentralização da testagem, à qualificação da assistência especializada e à incorporação de novas tecnologias voltadas ao cuidado da população.

Promovida pela International Aids Society (IAS), a conferência reunirá cerca de 4 mil cientistas, pesquisadores, profissionais de saúde, gestores públicos, ativistas e representantes da sociedade civil para discutir avanços científicos, estratégias de prevenção, tratamento e os desafios da resposta global ao HIV.

Além das apresentações científicas, São Paulo contará com um estande em um espaço exclusivo da conferência destinado à apresentação de experiências inovadoras para participantes de diversos países.

No local, serão demonstradas tecnologias desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Saúde, como a máquina automática de dispensação de Profilaxia Pré e Pós-Exposição ao HIV (PrEP e PEP), que amplia o acesso à prevenção em diferentes regiões da cidade de forma autônoma, e o Ponto de Informação de Prevenção (PIP), totem interativo que reúne informações sobre prevenção, apresenta a mandala da prevenção combinada e permite localizar serviços da rede municipal de saúde.

“Participar e protagonizar espaços de discussão durante a principal conferência mundial sobre HIV/Aids representa uma oportunidade para São Paulo compartilhar experiências e inovações que produzem resultados concretos na redução de novos casos da infecção. A troca de conhecimento fortalece as políticas públicas e contribui para ampliar o acesso da população às melhores estratégias de prevenção e cuidado”, afirma a coordenadora de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde, Cristina Abbate.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.