Prefeitura de São Paulo facilita a busca por medicamentos com a ferramenta Remédio na Hora

0
35
Crédito: Divulgação/Prefeitura de SP

Serviço digital permite consultar a disponibilidade de remédios na rede municipal de saúde pelo aplicativo e-saúdeSP

A Prefeitura de São Paulo disponibiliza a ferramenta digital Remédio na Hora, que facilita a localização de medicamentos disponíveis nas farmácias da rede municipal de saúde. O serviço informa se o item procurado está em estoque e indica a unidade mais próxima do endereço informado pelo usuário.

A consulta pode ser feita pelo aplicativo e-saúdeSP, que reúne informações dos usuários do SUS na capital. O aplicativo e-saúdeSP pode ser baixado nas versões Android e iOS. O app supera 4,3 milhões de usuários cadastrados, mais de 26 milhões de acessos e 6,2 milhões de downloads.

Para consultar pelo celular, basta baixar o aplicativo “e-saúdeSP” na loja de aplicativos do seu smartphone (android ou ios) e, ao abri-lo, selecionar a opção Remédio Na Hora.

Como utilizar

– Informe seu endereço ou localidade onde deseja procurar o medicamento. O mapa mostrará as UBSs próximas à localização indicada;

– Em seguida, informe o nome genérico do medicamento ou insumo. Não são aceitos os nomes comerciais dos remédios (ex: aspirina), apenas os princípios ativos (ácido acetil salicílico);

– Uma lista com nome e gramaturas aparecerá em destaque. Basta escolher a medida prescrita e clicar em buscar;

– É possível pesquisar até cinco medicamentos ao mesmo tempo.

– Na tela seguinte, aparecem os lugares onde pode ser encontrada pelo menos uma unidade do medicamento pesquisado com indicação do nível dos estoques: alto (verde), médio (amarelo) e baixo (vermelho) e a quantidade exata de doses.

Para alguns medicamentos, o sistema apresenta orientações quanto aos critérios de prescrição e dispensação específicos.

Sobre o e-saúdeSP

Lançado em 2020, durante a pandemia de Covid-19, o aplicativo e-saúdeSP foi criado para permitir que os paulistanos realizassem avaliação médica por videochamada, sem a necessidade de deslocamento até as unidades de saúde. A plataforma foi desenvolvida em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.