Nestes 454 anos de Santo Amaro, conheça cinco lugares de um dos bairros mais tradicionais de São Paulo

0
35
Catedral de Santo Amaro Crédito da foto: Raphael Bellezi - SorrisoBrDrone

Região se destaca pela importância histórica, cultural e econômica na Zona Sul da capital

No próximo dia 15, Santo Amaro celebra seus 454 anos. Esse distrito, que um dia já foi cidade, possui uma rica história, que atravessa o Brasil colônia, império e república, sempre tendo um lugar de destaque na economia, política e cultura local. 

Hoje, Santo Amaro é um importante pólo da Zona Sul da capital, servindo de casa para uma das regiões de comércio mais tradicionais da cidade e tendo diversos espaços de lazer e cultura que atraem paulistanos de todas as regiões de São Paulo para conhecer as tradições dos Botinas Amarelas (referência aos primeiros moradores de Santo Amaro que utilizavam botas de couro amarelo). 

Neste aniversário, o Grupo Sul News selecionou cinco lugares em Santo Amaro que valem a pena conhecer e celebrar nestes 454 anos de história. Abaixo, você confere espaços que têm suas histórias fundadas no bairro e são exemplos da expressão cultural e local da região. 

1- Catedral de Santo Amaro 

Na Avenida Adolfo Pinheiro está localizada a Catedral de Santo Amaro, uma construção datada do ano de 1686 como Paróquia. Mais de um século depois, em 1989, ascendeu à condição de Diocese de Santo Amaro. A Catedral também é conhecida por ter acolhido os movimentos de resistência à Ditadura Militar de 1964. Em 2002, foi tombada como Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental, integrando o Eixo Histórico de Santo Amaro. 

2- Cia. Paideia de Teatro

Era 1998, quando Aglaia Pusch e Amauri Falseti fundaram a Paideia Associação Cultural, que tem seu nome inspirado na antiga cultura grega e busca uma educação baseada na ética, cultura, gramática, retórica, filosofia, história, geografia, entre outros. A cia nasceu com o objetivo de levar ação cultural a crianças e jovens da Zona Sul, focando em um calendário de peças de teatro voltadas para esse público. Com um teatro localizado na Rua Darwin, 153, a programação conta com peças e apresentações aos finais de semana de forma gratuita. 

3- Largo 13 

O nome Largo 13 faz referência à data de 13 de maio de 1888, o dia da assinatura da Lei Áurea, a lei que aboliu a escravatura no Brasil. Hoje, o Largo 13 é um dos grandes polos comerciais de São Paulo, com variados comércios e serviços. As Casas do Norte, lojas de artigos para festas e grandes varejistas de roupas fazem sucesso na região.    

4- Centro Esportivo Santo Amaro 

O Centro Educacional Esportivo (CEE) Joerg Bruder, com funcionamento na Av. Padre José Maria, 555, abre diariamente das 6h às 22h, e oferece à população um espaço para a prática esportiva de forma gratuita. O espaço atende diferentes idades e conta com instalações de piscinas, ginásio poliesportivo coberto e das quadras de futsal, vôlei, basquete e tênis. A carteirinha para participar das atividades pode ser feita no site da prefeitura. 

5- Biblioteca Prestes Maia

Localizada na Av. João Dias, 822, a biblioteca leva o nome do engenheiro civil, arquiteto, urbanista e político brasileiro Prestes Maia, responsável por importantes obras em São Paulo. A Biblioteca conta com um acervo de aproximadamente 69 mil exemplares que é constituído por livros de literatura e informação, revistas, atlas, multimídia e mais. 

Por Giovanna Bicalho


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.