Vai correr a São Silvestre? Veja como evitar lesões e melhorar desempenho

0
16
Correr na São Silvestre exige preparação prévia - Crédito: Paulo Pinto/Agência Brasil

Ortopedista destaca hidratação, preparação adequada e atenção ao condicionamento como pilares para uma corrida segura

Realizada dia 31 de dezembro, a Corrida Internacional de São Silvestre é a mais tradicional prova de rua do Brasil e reúne milhares de corredores amadores e profissionais em São Paulo. Há poucos dias para o evento, o ortopedista do Hospital Santa Catarina – Paulista, Dr. Fabio Luis Datti, reforça os principais cuidados que os participantes devem adotar tanto na preparação quanto no dia da corrida.
 

Segundo o especialista, manter uma rotina de treinos bem estruturada e ter atenção aos fatores ambientais são atitudes essenciais para garantir segurança e bom desempenho. Entre as orientações iniciais, o médico destaca a importância da hidratação adequada, reposição de sais minerais e uso de roupas leves, filtro solar e tênis em boas condições.

“A escolha do calçado não precisa ser por um modelo novo, o ideal é que seja um com o qual o corredor esteja habituado”, afirma. Já em relação à alimentação, ele recomenda priorizar alimentos ricos em carboidratos, fundamentais para manter o estoque de glicogênio, energia indispensável para provas longas, como a São Silvestre.
 

Ao abordar os erros mais comuns cometidos por praticantes de corrida, Dr. Datti chama atenção para a falta de avaliação médica adequada antes do início dos treinos. Ele reforça que consultas e exames devem ser feitos com antecedência e ajustados de acordo com a idade e eventuais comorbidades. Começar de forma gradual, aumentando intensidade e volume progressivamente, também é essencial.
 

Fortalecimento e avaliação
Outro ponto decisivo é incorporar treinos complementares, como musculação, para o fortalecimento dos membros inferiores e exercícios específicos de biomecânica da corrida. Segundo o especialista, isso melhora o desempenho e reduz o risco de lesões. “A performance depende de um tripé: dieta equilibrada, sono de qualidade e controle do estresse, somados ao treinamento esportivo”, destaca.

O médico também explica que, embora os cuidados gerais sejam semelhantes entre diferentes faixas etárias, pessoas mais velhas devem dar atenção redobrada ao fortalecimento muscular devido à perda natural de massa magra. A avaliação clínica prévia, incluindo exames laboratoriais, eletrocardiograma e, quando necessário, ecocardiograma, é definida caso a caso.
 

Para quem está prestes a encarar a subida da Brigadeiro e cruzar a Avenida Paulista em frente à Fundação Cásper Líbero no dia 31, Dr. Datti resume as recomendações em um conselho principal: “Antes da prova, é essencial ter atenção não apenas à corrida em si, mas também aos treinos de força, flexibilidade e propriocepção, que ajudam a aprimorar a biomecânica e prevenir lesões”.
 

Benefícios do esporte
Os benefícios da corrida para a saúde, segundo o ortopedista do Hospital Santa Catarina – Paulista, são amplos. Ele aponta que “exercícios de ‘endurance’, como a corrida, ajudam a melhorar quadros de ansiedade e depressão, além de contribuírem para a saúde cardiovascular, manutenção da massa magra e redução de gordura corporal, especialmente quando praticados em intensidade moderada”.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.