Evento reuniu autoridades, jovens de organizações paramaçônicas e comunidade para discutir civismo, história e responsabilidade social.
A Câmara Municipal de São Paulo recebeu, no sábado (22), a palestra “A Proclamação da República e a Ordem DeMolay”, realizada no Auditório Prestes Maia. O encontro, iniciado às 14h, reuniu autoridades, lideranças juvenis e representantes de diversas organizações paramaçônicas para uma tarde de reflexão histórica, formação cidadã e valorização dos princípios que orientam a Ordem DeMolay.
A exposição ficou a cargo do Dr. Wander Simões Oliveira — jornalista, administrador de empresas, advogado e professor — que apresentou uma análise histórica e filosófica do processo de transição do Império para a República no Brasil. O palestrante traçou paralelos entre o movimento republicano e os valores que fundamentam a Ordem DeMolay, como liberdade, igualdade, fraternidade, civismo, justiça e responsabilidade social. Dr. Wander também ressaltou o papel da Maçonaria na construção do pensamento republicano, destacando sua influência na formação de lideranças engajadas e comprometidas com o bem coletivo.
O evento contou com a presença de importantes autoridades da Ordem, entre elas: Otavio Barreira Rangel Sobrinho, Mestre Conselheiro do Capítulo Cavaleiros de São João Batista; Lucas Sammachi Fracca, Oficial Executivo da Segunda Região Administrativa; Rafael Cirilli da Silva, Mestre Conselheiro Regional; Adilson Guerche, presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Virgílio Nascimento; Jonathan Castro de Araújo Guerra, presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Frank Sherman Land; e Filipe Brisola, representando o Conselho Consultivo do Capítulo Caetano Nacarato. Uma vídeo-mensagem do vereador Marcelo Messias também foi exibida, reforçando o apoio institucional ao evento.
A plateia foi composta por DeMolays, Seniores DeMolays, jovens das Filhas de Jó, da Ordem do Arco-Íris e pelos Castelos Virgílio Nascimento e Luz do Oriente, fortalecendo o caráter formativo e integrador da atividade. Durante a palestra, Dr. Wander distribuiu exemplares da Constituição Federal e do livro “Ensaios Comemorativos aos 35 Anos da Constituição Federal de 1988”, do qual é coautor, incentivando o estudo da cidadania e da história política brasileira.
Fundada em 1919, a Ordem DeMolay tem como missão desenvolver jovens de 12 a 21 anos por meio da liderança, ética, civismo e companheirismo. Reconhecida mundialmente pela formação de gerações de cidadãos conscientes.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br
