Exposição “Do livro ao museu” está entre as melhores do ano e segue em cartaz na Mário de Andrade

0
18
Crédito: Divulgação/Prefeitura de SP

Mostra que revisita obras modernistas das décadas de 1940 e 1950 concorre na principal feira de arte da América Latin

A mostra “Do livro ao museu” permanece em cartaz até 7 de dezembro na Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade. A exposição concorre na categoria Melhores Exposições do Ano da SP-Arte, principal feira de arte da América Latina. O público é convidado a revisitar obras modernistas das décadas de 1940 e 1950 e participar da votação pelo formulário.

Resultado da parceria entre a Biblioteca e o Museu de Arte Moderna de São Paulo, a mostra apresenta um recorte do período de consolidação da arte moderna no país. As obras, criteriosamente selecionadas de livros incorporados ao acervo, ilustram a produção modernista presente na coleção da Mário de Andrade.

Entre os destaques estão exemplares raros, como Jazz, de Henri Matisse, e Cirque, de Fernand Léger, que aproximaram artistas e pesquisadores brasileiros do modernismo europeu. A curadoria é assinada por Cauê Alves e Pedro Nery.

A SP–Arte, realizada anualmente no Pavilhão da Bienal, selecionou 20 exposições que marcaram a cena das artes visuais em 2025. Na enquete, aberta até hoje (19 de novembro), o público pode escolher até três mostras. O resultado será divulgado no início de dezembro.

A Biblioteca Mário de Andrade (BMA) é a maior biblioteca pública do estado de São Paulo e a segunda maior do Brasil, com um acervo de cerca de 1,38 milhão de itens entre livros, periódicos, coleções raras e acervos especializados. Inaugurada em 1925 como Biblioteca Municipal, é desde então referência para leitores, pesquisadores e artistas, ocupando desde 1942 o edifício projetado por Jacques Pilon, marco da arquitetura modernista no centro de São Paulo.

Com programação gratuita, a BMA reúne exposições, cursos, debates, saraus e lançamentos literários, atraindo públicos diversos e fortalecendo seu papel como espaço democrático de acesso à cultura.

Em 2025, a instituição celebra 100 anos de existência com uma série de atividades especiais que culminam no V Festival Mário de Andrade, realizado entre os dias 24, 25 e 26 de outubro, que este ano tem como tema “Memória e Futuro”.

Serviço:

Exposição: Do livro ao museu: MAM São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade

Local: Biblioteca Mário de Andrade (R. da Consolação, 94 – República, São Paulo – SP)

Curadoria: Cauê Alves e Pedro Nery

Período expositivo: 4 de outubro a 7 de dezembro de 2025


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.