Programa Smart Sampa atinge meta para 2025 e já soma 40 mil câmeras integradas ao sistema

0
20
Central Smart Sampa

Ferramenta inteligente já possibilitou a captura de 1.918 foragidos, a prisão de 3.234 criminosos em flagrante e a localização de 87 pessoas desaparecidas

O Programa Smart Sampa alcançou neste mês de setembro a meta prevista para o final de 2025 e já conta com 40 mil câmeras conectadas à maior central de videomonitoramento da América Latina, operando em todas as regiões da capital. A Prefeitura possui 20 mil equipamentos para garantir a segurança da população, que se somam a 20 mil dispositivos do setor privado.

Somente neste ano (de janeiro a setembro), a ferramenta tecnológica voltada à proteção da população ganhou 18,6 mil câmeras integradas à central. A expansão segue um planejamento técnico elaborado pela atual gestão, garantindo cobertura territorial ampla e estratégica das vias públicas, centros comerciais, terminais de transporte e áreas de grande circulação. São 9 mil aparelhos conectados na região central, outros 11 mil na Zona Oeste, 8,5 mil na Zona Leste, 8,5 mil na Zona Sul e 3 mil na Zona Norte.

“A cada nova câmera instalada, damos mais um passo para garantir tranquilidade e segurança à população paulistana. Seguimos avançando com tecnologia, responsabilidade e transparência, conforme determinação do prefeito Ricardo Nunes, e com o apoio da sociedade”, afirma o secretário municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando.

Em julho de 2024, quando a central de monitoramento do Smart Sampa foi inaugurada no Centro Histórico da capital, o programa contava com 13,4 mil câmeras, todas da Prefeitura. Em novembro do mesmo ano, teve início a integração de câmeras privadas, elevando o total de aparelhos instalados na cidade para 21,2 mil, sendo 4,8 mil conectados por terceiros à plataforma.

Desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo, o Smart Sampa integra tecnologia de ponta com gestão estratégica para reforçar a segurança urbana. Mais do que captar imagens, as câmeras do programa são inteligentes: o sistema é integrado a bancos de dados nacionais e locais, permitindo o reconhecimento facial de foragidos da Justiça, leitura automatizada de placas de veículos com ocorrência, e o envio de alertas em tempo real em casos de intrusão, comportamentos suspeitos ou ações criminosas em andamento.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.