Prefeitura investe R$ 18,8 milhões em sistema inédito no Brasil que usa laser, 3D e inteligência artificial para catalogar e monitorar árvores

0
25
Lançamento do Inventário da Arborização

Inventário arbóreo vai permitir saber quantos, quais e onde estão os exemplares arbóreos da cidade para planejar manejo e plantio com precisão

A Prefeitura de São Paulo dá um passo inédito na gestão ambiental da cidade com o início do Inventário da Arborização Urbana, autorizado na sexta-feira (12) pelo prefeito Ricardo Nunes. Com investimento de mais de R$ 18,8 milhões, a iniciativa empregará uma tecnologia pioneira no Brasil para mapear, com precisão sem precedentes, todas as árvores localizadas em ruas e avenidas da capital. O objetivo é permitir uma gestão mais estratégica do manejo arbóreo, identificar áreas prioritárias para novos plantios e fortalecer políticas públicas de preservação e expansão da cobertura verde.

Classificando o momento como um dia histórico para a cidade, o prefeito Ricardo Nunes comparou o sistema a uma consulta médica, com exames, diagnóstico e prescrição de tratamento. “Um médico não consegue fazer uma boa medicação ou determinar uma cirurgia ou um exame em um paciente se não tiver o diagnóstico, se não tiver um bom exame do paciente. Não é diferente com as nossas árvores”, detalhou o prefeito.

O levantamento será realizado por meio de um sistema de ponta que utiliza a tecnologia LIDAR (Light Detection and Ranging ou Detecção e Alcance por Luz), acoplada a um veículo equipado para emitir pulsos a laser em 360 graus. O recurso é capaz de medir distâncias de até 300 metros de alcance e 30 metros de altura, registrando de forma georreferenciada cada exemplar identificado ao longo das vias.

Na etapa seguinte, uma plataforma com inteligência artificial processará os dados para reconhecer automaticamente as árvores, gerar imagens em 3D, fotos gerais e relatórios descritivos sobre a condição de cada indivíduo. Essas informações serão organizadas em um sistema desenvolvido pela administração municipal, oferecendo uma base técnica sólida para tomadas de decisão mais eficientes e sustentáveis.

A capital será a primeira cidade do Brasil a utilizar essa inteligência artificial para garantir precisão, agilidade e ampla abrangência no monitoramento da arborização. Para o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi, o novo sistema marca um salto histórico na forma de planejar a cidade. “Este inventário nos permitirá conhecer a fundo nosso patrimônio arbóreo e planejar de forma estratégica e eficiente o manejo dos exemplares, aumentando a preservação ambiental e minimizando riscos”, explica.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.