CEI Mariah Muniz de Almeida tem capacidade para atender 154 bebês e crianças em período integral; na EMEF Lourival Brandão dos Santos estudam 465 alunos
Em comemoração ao Dia Mundial da Alfabetização, a Prefeitura de São Paulo entregou nesta segunda-feira (8) mais duas escolas, reforçando o seu compromisso como uma cidade educadora. São elas: o CEI Mariah Muniz Almeida e o novo prédio da EMEF Lourival Brandão dos Santos, ambos na Zona Sul. Em comum, os prédios apresentam soluções sustentáveis e infraestrutura completa para garantir o pleno desenvolvimento e aprendizagens dos estudantes.
Com as inaugurações desta segunda-feira (8), a Prefeitura chega a 16 unidades escolares já entregues neste ano. “Estamos entregando duas escolas no Dia Mundial da Alfabetização. São avanços importantes, e ficamos muito felizes em poder oferecer ensino de qualidade em período integral, com refeições para as crianças e acompanhamento pedagógico. O avanço na educação é fundamental para o futuro dessas crianças, e é isso que estamos fazendo”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.
O CEI Mariah Muniz de Almeida tem capacidade para atender 154 bebês e crianças de 0 a 3 anos em período integral, com cinco refeições diárias, além de vivências orientadas pelo Currículo da Cidade – Educação Infantil. Com salas de minigrupo, berçários, salas de banho e troca, lactário, refeitório, brinquedoteca, além de solário e parque na área externa, o CEI teve um investimento de mais de R$ 9 milhões.
Durante a inauguração, o prefeito destacou a importância da obra dentro das ações voltadas à segurança alimentar. “Eu vim aqui da periferia e tenho muito orgulho de poder hoje entregar para a cidade o maior programa de segurança alimentar que a cidade já teve. O nosso programa de segurança alimentar é o maior do Brasil”, explicou.
Já a EMEF Lourival Brandão dos Santos ganhou um novo prédio, mais amplo e com capacidade para atender 465 estudante. A unidade conta com laboratório, sala de informática, biblioteca, sala de professores, cozinha, refeitório, além de uma quadra poliesportiva. Toda a infraestrutura foi pensada para a garantia das aprendizagens dos estudantes. Somando mais de R$ 9 milhões investidos.
“Nesta data em que celebramos mundialmente a importância do direito à alfabetização temos muitos motivos para comemorar: estamos entregando duas novas unidades com padrão de excelência: um CEI, que garante estímulos e vivências que constroem as bases para o processo de alfabetização, e uma EMEF, com professores empenhados para alfabetizar os estudantes e garantir os direitos de aprendizagem”, destacou o secretário municipal de Educação, Fernando Padula.
As duas unidades seguem todos os critérios de acessibilidade para atender toda a comunidade escolar com conforto e segurança. Contam também com soluções sustentáveis que promovem economia de recursos, como placas solares para aquecimento de água e sistema de água de reuso para aproveitamento de águas pluviais para bacias sanitárias e limpeza de áreas externas. Características que marcam o padrão de qualidade das últimas unidades educacionais entregues.
A secretária adjunta de Infraestrutura Urbana e Obras, Adriana Boggio, apontou que o investimento deu condições para a construção de unidades modernas, sustentáveis e totalmente acessíveis. “Em todas as unidades educacionais que estão sendo construídas e reformadas, estamos implantando práticas de sustentabilidade. Nesta unidade, conseguimos uma redução de até 60% no consumo de energia e de até 35% no consumo de água”, destacou.
Com isso, a Prefeitura alcança a marca de 44 unidades educacionais entregues desde 2023 em todas as regiões da cidade, sendo 26 Centros de Educação Infantil (CEIs), 3 Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), 8 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), 4 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e 3 Centros Educacionais Unificados (CEUs) — Rei Pelé, Papa Francisco e Padre Ticão. Somente neste ano foram 16 novas unidades.
“A região necessitava de um novo CEI, já que a outra unidade não é tão próxima para todos do bairro. Ter uma creche mais perto de casa facilita muito para os pais, que não precisam enfrentar sol ou chuva, usar transporte e podem levar os filhos pessoalmente”, aponta Patrícia de Oliveira, 30 anos, que mora nas proximidades da nova unidade educacional e tem um filho matriculado.
Homenagens em dobro
As duas unidades levam nomes que carregam importantes legados para as novas gerações. Mariah Muniz Almeida (1938–2024) foi uma educadora dedicada, com mais de 35 anos de contribuição ao ensino público no Brasil. Licenciada em Pedagogia, lecionou sempre com paixão, paciência e profundo comprometimento com a formação de seus alunos.
Na Prefeitura de São Paulo, iniciou como professora substituta na Escola Prof. Afrânio de Mello Franco, no Jardim Clipper; como professora efetiva, ingressou na Escola Prof.ª Elisa Raquel, no Jardim Campinas. Também retornou à Escola Prof. Afrânio de Mello Franco, além de lecionar para turmas de 1º ao 4º ano, também foi assistente de diretor e se dedicou aos projetos da unidade, ajudando a criar a Fanfarra, permanecendo no cargo até a sua aposentadoria.
A filha da homenageada, Monica Maria Muniz Almeida, afirmou esperar que a escola que leva o nome de sua mãe seja um espaço de aprendizado, sonhos e oportunidades para todas as crianças do Jardim Gaivotas. “Essa homenagem vai muito além de um gesto simbólico. É o reconhecimento de uma vida dedicada à educação e ao serviço público. Minha mãe sempre acreditou que a educação é o caminho para transformar vidas e se dedicou com amor, paciência e compromisso, sempre pensando no bem-estar dos alunos e na qualidade do ensino da nossa cidade”, disse.
Voz ativa na comunidade, Lourival Brandão dos Santos dedicou parte de sua vida ao Jardim Reimberg, participando de trabalhos assistenciais com a população carente, organizando bazares e campanhas para arrecadar roupas, alimentos e remédios. Também colaborou efetivamente nos movimentos de pavimentação, iluminação e saneamento básico da região. Seu legado ilustre na região inspirou a nomeação da unidade.





SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br