Sucesso de público marca a 33ª Festa das Nações em Santo Amaro

0
54
33ª Festa das Nações da Paróquia de Sant’Ana - Crédito: Géssica Pacheco

Gazeta de Santo Amaro esteve presente com a exposição que celebra os 65 anos do jornal 

O clima primaveril começa a dar as caras por São Paulo e o último final de semana foi a prova disso. O sábado e o domingo (30 e 31 de agosto) foram dias de sol, com céu limpo e uma leve brisa durante a tarde que tornaram o dia agradável e propício para uma boa festa. Com essa contribuição tão generosa, a 33ª Festa das Nações da Paróquia de Sant’Ana foi um sucesso, superando as expectativas da organização em número de público e arrecadação para as obras da igreja. 

A Festa das Nações faz parte do Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo, e acontece anualmente no último final de semana de agosto. A celebração surgiu com o objetivo de homenagear Sant’Ana, a mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus, e também para reunir os diferentes povos que imigraram para a região de Santo Amaro. O trabalho é realizado por voluntários da igreja e todo o valor recebido é revertido para obras de caridade da paróquia. 

Neste ano, a festividade aconteceu no sábado 30 (das 12h às 22h) e domingo 31 (das 10h às 20h), na Praça Monsenhor Waldemar Marques Conceição, mais especificamente entre a Rua Regina Badra e a Rua Maria Maturano Batista. Com entrada franca, a comemoração contou com muitas atrações culturais como danças folclóricas alemãs, apresentação do Studio Ballet In-Pulso e o espetáculo de mágica com Robson Volkane e Lúcia. 

Os comes e bebes fizeram sucesso, com muitas delícias esgotadas no começo do domingo como foi o caso dos cannolis de baunilha da barraca da Itália e das esfihas da barraca do Líbano. Outros pratos como o Kassler (iguaria alemã à base de lombo de porco salgado e defumado), crepes franceses de diferentes sabores e o choripan argentino também brilharam na festa.  

O público aprovou a celebração que proporcionou encontros e momentos de alegria e diversão a todos, como contam as amigas Rosângela Antunes e Eliane Rentes, que estiveram presentes no domingo. “Frequentamos a paróquia e a festa há alguns anos e digo que é um encontro de amigos aqui do bairro, uma festa muito boa com comida ótima. Gostei muito desta edição de 2025”, comenta Rosângela. “Este ano foi o melhor, o clima ajudou muito. Já ajudei trabalhando nas barracas e hoje estou ajudando consumindo. É uma festa muito familiar e por mim teria mais finais de semana”, destaca Eliane.  

Público ultrapassou as expectativas – Crédito: Géssica Pacheco

O número expressivo de visitantes também surpreendeu os organizadores. “Os dois dias superaram todas as expectativas, tivemos um público muito acima do esperado. Ao longo dos últimos anos, sempre tivemos um final de semana com muito frio e chuva, e esse ano fomos agraciados com um clima bom. Os comentários dos participantes também são positivos, com elogios à decoração nova com a imagem de Nossa Senhora, tecnologia agregada e a exposição da Gazeta. É uma alegria para nós estar  aqui e participarmos da festa”, comenta Rebecca Bignardi Arambasic Rebelo da Silva, que faz parte da comissão organizadora da Festa das Nações. 

Entre as novidades deste ano, esteve a exposição itinerante “Gazeta de Santo Amaro – Fragmentos da Nossa História”, que reúne arquivos desde 1960, ano de fundação da Gazeta, até 2025, com as publicações mais novas e as questões do nosso tempo. A mostra é uma oportunidade de o espectador folhear matérias antigas, conhecer a trajetória de um dos jornais de bairro mais importantes de São Paulo e também ver as mudanças da Zona Sul  da cidade. 

A mostra está instalada em mídia truck, um tipo de caminhão adaptado para receber os arquivos históricos com mesas e cadeiras para o público poder verificar os arquivos com calma e também bater um bom papo contando suas histórias com a “Gazetinha”. Na Festa das Nações, a mostra recebeu visitas como a da Anna Lucia Valdir Campos, uma ex-funcionária da Gazeta na década de 60, o Fernando Ferreira e Fernando Dias do antigo restaurante Fantasticus, que faziam anúncios no jornal, e o casal Karen e Jorge que tiveram o edital de casamento publicado na Gazeta.

Na exibição da 33ª Festa das Nações, o público ainda pôde desfrutar de massagem gratuita com a massoterapeuta Adriana Ferreira. Ademais, puderam conferir imagens da produção do jornal ao longo dos anos e vídeos dos patrocinadores que tornaram esta exposição possível. 

Para Rafael Rodrigues, diretor licenciado do Grupo Sul News e coordenador da exposição itinerante “Fragmentos da Nossa História”, a mostra é uma oportunidade dos santamarenses conhecerem mais sua própria história. “Desde que assumimos a Gazeta de Santo Amaro, em 2011, vimos que esse acervo era algo muito interessante para o público conhecer e agora, finalmente estamos levando para a população conhecer e ver a história da Gazeta, do bairro e da cidade. Estamos tendo uma receptividade muito boa, já estamos na terceira festa de bairro com essa exposição, e sempre vemos pessoas que se surpreendem do jornal ainda existir ou que tem uma história de vida com a Gazeta, como aprender a ler com jornal, ou de ex-funcionário, pessoas que saíram em matérias. Estamos muito felizes com o resultado da exposição”, comenta Rafael. 

Na edição deste final de semana, a exibição foi agraciada com a visita da família Marques Bruno, que administra o CETRASA (Centro de Tradições de Santo Amaro), do vereador Marcelo Messias, Luiz Delfino Cardia, curador cultural da AEMB (Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin) e Dra. Zaira Amaral Alves de Abreu, dentista do esporte. 

Para aqueles que desejam conferir a exposição itinerante “Gazeta de Santo Amaro – Fragmentos da Nossa História”, a próxima parada já está definida e será na primeira edição da Santo Amaro Fest, que vai acontecer nos dias 4 e 5 de outubro na Rua do Estilo Barroco. Estaremos esperando a sua visita.

Fotos: Géssica Pacheco


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.