Prefeitura inaugura EMEI Cora Coralina em Cidade Ademar, a 40ª escola entregue desde 2023

0
43
Crédito: Divulgação/Prefeitura de SP

Com investimento de mais de R$ 12 milhões, unidade na zona sul tem capacidade para 256 crianças em período integral e conta com infraestrutura sustentável e acessível

A Prefeitura de São Paulo inaugurou na segunda-feira (18) a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Cora Coralina, localizada na Vila Inglesa, região de Cidade Ademar, na zona sul. A nova unidade tem capacidade para atender 256 crianças de 4 e 5 anos em período integral. Essa é a 40ª escola entregue pela gestão desde 2023 e a 12ª somente neste ano.

Durante a inauguração, o prefeito Ricardo Nunes anunciou que a unidade será a primeira bilíngue da rede municipal. “Nós vamos realizar aqui um projeto-piloto para que esta seja a primeira escola bilíngue da cidade de São Paulo. A Cora Coralina será o ponto de partida para que possamos ampliar essa iniciativa, permitindo que as crianças tenham contato com o inglês e outras línguas desde cedo. A equipe da Secretaria Municipal de Educação fará os ajustes necessários e, a partir daí, poderemos apresentar um plano para as próximas escolas bilíngues da cidade”, explicou.

O prefeito também ressaltou os diferenciais da obra e o impacto para a comunidade. “Iniciamos a semana entregando a EMEI Cora Coralina, um prédio amplo e moderno que substitui a antiga construção, comprometida por rachaduras e demolida. Agora, mais de 200 crianças terão acesso ao período integral em um espaço com infraestrutura completa, recursos de sustentabilidade, como placas fotovoltaicas e reuso da água da chuva, além de uma equipe qualificada de professores e funcionários. É uma grande conquista para esta região da periferia de São Paulo”, afirmou.

A nova escola foi construída no mesmo terreno da antiga unidade, interditada pela Defesa Civil em 2020 em razão de problemas estruturais. Como não havia condições de reforma, o prédio foi demolido.

A diretora da unidade, Adriana Cecília Kroll Vázquez, destacou a importância dessa entrega para a comunidade. “Quem é da região sabe das dificuldades da antiga escola, construída há quase 40 anos e depois interditada. Hoje, poder receber as crianças em um espaço moderno, acessível e de período integral é a realização de um sonho coletivo. As famílias lutaram por isso, e ver os olhos dos alunos brilhando neste primeiro dia não tem preço. É uma vitória para toda a comunidade, porque nossas crianças merecem”, afirmou.

Ela acrescentou que o atendimento em período integral traz benefícios diretos para o desenvolvimento dos alunos. “Além de três refeições diárias, as crianças passam mais tempo em um ambiente estruturado, com atividades educativas e lúdicas conduzidas por professores qualificados, em uma rotina que amplia oportunidades de aprendizado, convivência e autonomia”, disse.

A líder comunitária Cristiane Fargnoli Vieira também celebrou a conquista. “Antes era um prédio pequeno e precário, hoje temos uma escola moderna, com ensino em período integral, o que facilita muito a vida das famílias. Meu filho estudou na antiga unidade e agora meus netos vão frequentar esse novo espaço”, contou.

Foco na Educação Infantil
O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, reforça que a cidade segue ampliando e fortalecendo o cuidado com a Educação Infantil com novas unidades, um currículo orientador, materiais qualificados e muito mais. “Desde a primeiríssima infância garantimos para as famílias o acesso às creches, que pelo quinto ano consecutivo seguem com fila zerada. E nas EMEIs nossas crianças seguem trilhando caminhos de oportunidade, aprendizado e desenvolvimento”, enfatizou.

Com investimento de mais de R$ 12 milhões, a EMEI conta com brinquedoteca, parque, cozinha, secretaria e salas amplas, todas adaptadas com critérios de acessibilidade. O prédio também incorpora soluções sustentáveis, como sistema de reuso de água da chuva e placas solares para aquecimento, além de integrar o Programa São Paulo Integral (SPI), que já alcança 514 unidades na cidade.

O trabalho pedagógico será orientado pelo “Currículo da Cidade – Educação Infantil”, que reúne diretrizes para estimular aprendizagens, desenvolvimento e autonomia das crianças.

Desde 2023, foram inaugurados 25 Centros de Educação Infantil (CEIs), 2 Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), 7 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), 3 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e 3 Centros Educacionais Unificados (CEUs). Somente em 2025, já são 12 novas unidades em funcionamento.

A escola homenageia a escritora goiana Cora Coralina (1889–1985), referência da literatura brasileira, que publicou seu primeiro livro aos 75 anos e se tornou símbolo de perseverança e valorização da cultura popular.

Neto da escritora, o engenheiro Rúbio Tahan destacou a relevância da entrega. “A educação é o principal legado que podemos deixar para nossas crianças, para o nosso futuro, e essa escola é maravilhosa”, afirmou.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de SP


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.