Férias com saúde: cuidados essenciais para evitar doenças comuns em crianças

0
53
Crédito: Freepik

Pediatra do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) orienta sobre principais problemas nas férias

Durante as férias, as crianças costumam ter mais acesso a atividades ao ar livre e podem ficam mais expostas a infecções. Doenças de pele, de cabelo, de unha, por ter mais contato com piscina, praia, areia e aquelas causadas por ambientes com aglomeração de pessoas são mais comuns neste período. Entre as mais comuns são: verme, virose, micose, otite, olho de peixe e bicho geográfico. A pediatra do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), Larissa Marques separou dicas e informações sobre como prevenir e tratar as enfermidades, caso elas ocorram durante o período de descanso das crianças.

Piolho

É uma infestação por pequenos insetos que vivem no couro cabeludo e causam coceira. Para o tratamento, é necessário fazer uso de shampoos específicos, pentes finos para remoção dos ovos e aplicação de produtos indicados por profissional de saúde. Mas, para evitar quadros de piolhos, os pais e responsáveis devem evitar que as crianças tenham contato direto com pessoas infestadas, além de não deixá-las compartilharem escovas de cabelo, roupas, bonés e toalhas. É fundamental manter o cabelo seco, já que a umidade favorece a proliferação.

Verminose

Infestação intestinal por vermes, que causa dor abdominal, diarreia e coceira anal. Em quadros da patologia, o médico deve ser consultado para o diagnóstico correto e receitar o uso de vermífugos. Mas, a prevenção ajuda e muito nestes casos. Para isso, é preciso lavar bem frutas, verduras e legumes, além de todos os alimentos crus. É importante consumir água potável de fontes confiáveis e evitar comer em locais com higiene duvidosa, além de sempre higienizar as mãos com frequência.

Otite

Infecção ou inflamação do ouvido médio, comum em crianças, que pode causar dor e febre. Muitas das otites são provocadas pela entrada de água do mar do cloro no ouvido. Para tratá-la, médicos receitam o uso de antibióticos ou outros medicamentos, conforme necessário. A prevenção é feita por meio de vacina (pneumocócica e influenza) e pelo cuidado ao expor as crianças em ambientes com fumaças ou mudanças bruscas de temperatura.

Virose

Infecção viral que pode causar sintomas como febre, coriza, dor de garganta e mal-estar. Para evitar esse problema, é preciso verificar se as águas estão próprias para banho, bem como avaliar a coloração da piscina e do mar. Além disso, fazer a higiene das mãos com álcool em gel ou água e sabão. Crianças afetadas com viroses devem repousar e ter acesso a hidratação correta para aliviar os sintomas. Em casos persistentes, avaliação médica é necessária.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.