A expressão e a versatilidade da madeira na arquitetura de interiores

0
26
Os penduradores resolvem a vida dos moradores. Projeto: RAWI Arquitetura + Design | Fotos: Rafael Renzo

Madeira agrega beleza, funcionalidade e responsabilidade ambiental

Desde muito tempo a madeira é um dos materiais mais usados e valorizados na arquitetura e não é para menos: com suas diversas características e um leque diverso de tons, ela é unanimidade por conta da amplitude de funções que exerce nos ambientes. Nas reformas realizadas pelo arquiteto Raphael Wittmann, da RAWI Arquitetura + Design, ela demarca o espaço – e muitas vezes até protagoniza –, pela estética que entrega na execução de portas, marcenaria planejada, móveis soltos, bancadas de banheiro e até mesmo em pequenos detalhes que enriquecem os projetos.

Além de dar forma aos elementos, a madeira cumpre outros dois papéis muito valorizados na arquitetura residencial contemporânea: inserir a biofilia como meio de conexão com as referências naturais que tanto fazem bem aos seus humanos, como pela experiência sensorial. “Justamente por esses atributos, sua presença é bastante atribuída às sensações de aconchego e bem-estar”, analisa o profissional.

Ele ainda ressalta a responsabilidade de observar a origem das madeiras, que primordialmente devem ser originárias de manejo florestal e, ainda no tocante à sustentabilidade.

Ideias para usar madeira

Porta como peça escultural

Armários de banheiro

Bancadas de Home Office

Pisos de madeira

Marcenaria planejada

Mobiliário de madeira

Detalhes e penduradores


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.