Leitura pode ser aliada para estudante aprender a escrever bem
Celebrado em 01 de maio, o Dia da Literatura Brasileira é mais do que uma homenagem às obras nacionais: é um lembrete da importância da leitura como prática formativa, cultural e intelectual.
Para estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), essa data ganha um significado ainda mais relevante. Afinal, o contato frequente com livros pode ser um diferencial importante na hora de escrever a redação, uma das partes mais decisivas da prova.
A proposta de redação do Enem exige do candidato não apenas domínio da norma culta, mas também capacidade de construir argumentos, dialogar com diferentes referências e propor uma solução viável para o problema apresentado. Tudo isso depende, em grande parte, de um bom repertório sociocultural — algo que se constrói com leitura.
“A leitura amplia o vocabulário, melhora a capacidade de interpretação e desenvolve o pensamento crítico. Mas, além disso, ela oferece ao estudante um repertório mais sólido, o que é fundamental para sustentar argumentos na redação”, explica Tanay Gonçalves, professora de redação da Plataforma Professor Ferretto.
Segundo a educadora, o hábito de ler ajuda o aluno a reconhecer diferentes pontos de vista e a estabelecer conexões entre o tema proposto e o mundo à sua volta. “Quanto mais a gente lê, mais referência a gente tem. E quando o aluno consegue trazer autores, conceitos ou até obras artísticas para a redação, ele demonstra maturidade argumentativa e se destaca”, afirma.
A professora ainda reforça que é possível começar esse processo mesmo em ano de prova. “Nem sempre dá tempo de ler um clássico inteiro, e tudo bem. Textos jornalísticos, artigos de opinião, reportagens, entrevistas e até boas crônicas podem cumprir esse papel de alimentar o pensamento crítico”, diz Tanay.
Como parte do esforço para democratizar o acesso à educação, a plataforma onde a professora leciona disponibilizou gratuitamente um curso de redação voltado à estrutura do texto dissertativo-argumentativo, com orientações práticas e análise de temas que já caíram no Enem. A proposta é ajudar estudantes a se sentirem mais seguros na hora de colocar as ideias no papel.
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