Serviço da Prefeitura de São Paulo para orientação e recebimento de denúncias e de privação de direitos
Orientação jurídica, busca por moradia e acesso à rede de saúde são as principais demandas encaminhadas pelas pessoas com mais de 60 anos e familiares que buscam os serviços gratuitos prestados pelo Centro de Referência e pelo Posto Avançado da Pessoa Idosa, equipamentos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e de sua Coordenação de Políticas para a Pessoa Idosa.
O atendimento individual é feito por uma equipe multidisciplinar composta por advogada, psicóloga, assistente social e gerontóloga. No total, são nove profissionais no Centro de Referência, e quatro profissionais no Posto Avançado. O atendimento em ambos é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. A equipe inclui atendimento inicial e também possui uma profissional para fazer a articulação com outros órgãos, como a Defensoria, e outros parceiros da comunidade.
O serviço é recente e gerido por uma organização da sociedade civil, escolhida por edital, que começou a prestar o atendimento no final de 2024. O principal objetivo é garantir que a pessoa idosa possa exercer o seu direito de participar ativamente da sociedade, de forma a se tornar protagonista de sua própria vida, com plena autonomia e segurança durante o processo de envelhecimento.
O Centro de Referência da Pessoa Idosa também promove oficinas e palestras, e de acordo com a assistente social Fátima, o serviço orienta e encaminha as demandas das pessoas idosas. “Muitas pessoas vêm a procura de alguma informação a respeito de benefícios como orientações de como obter aposentadoria ou para a concessão do LOAS, Beneficio de Prestação Continuada (BPC), no valor de um salário mínimo concedido a pessoas idosas de baixa renda”, afirma.
Os equipamentos também recebem denúncias de agressão e de privação de direitos. Os casos mais complexos são tratados pela equipe. Na parte de gerontologia, o primeiro atendimento parte de um questionário no qual são observados todos os aspectos biopsicossociais da pessoa idosa, como explica a gerontóloga Maria Antônia.
Serviço
Centro de Referência da Pessoa Idosa
Rua Teixeira Mendes, 262, Cambuci, São Paulo
Posto avançado da Pessoa Idosa
Rua Cerro Corá, 1203, Alto de Pinheiros, São Paulo
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br