Você consegue imaginar uma orquestra tocando música de todos os estilos, com altíssima qualidade e sem pagar nada? Agora imagina essa orquestra junto de apresentações de dança, ballet clássico, corais, cantores, ópera…. puxa um sonho, né? Tudo perfeito e ainda sem pagar nada! Parece brincadeira, mas não é.
Até dezembro do ano passado tudo isto era real. A OFISA, Orquestra Filarmônica de Santo Amaro, nos brindava com este tipo de espetáculo mensalmente, que ficavam sempre cheios. Mas de repente tudo acabou. A OFISA terá que se retirar de cena.
Em um recente corte da Secretaria Municipal de Cultura, a orquestra teve a sua verba cortada, o que forçou a interrupção de suas atividades, sem nenhuma previsão de retorno.
A Orquestra Filarmônica de Santo Amaro tem 20 anos de história. Muito mais do que um entretenimento, a OFISA realizava um trabalho de formação de novos músicos e público, oferecendo à população local uma opção de lazer rico em arte e que tirava a todos de suas bolhas infladas por conteúdos vazios.
Para tentar reverter essa decisão e mostrar ao poder público a importância deste projeto, nós, espectadores da orquestra, criamos a petição “Pela Volta da OFISA – Orquestra Filarmônica Santo Amaro” no site http://change.org e estamos pedindo assinaturas para conseguirmos manter nossa orquestra.
A OFISA tem brindado o povo de São Paulo com aquilo que tem de melhor a ser oferecido, música. Sua história não pode acabar assim.
Por Ruth Helena Pedreira, espectadora e incentivadora da OFISA
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br