Ferramenta da Saúde da capital, que integra o app e-saúdeSP, monitora a disponibilidade de medicamentos nas 479 UBSs
A ferramenta Remédio na Hora, da Prefeitura de São Paulo, já registrou mais de 226 mil buscas por parte da população da capital. Localizada dentro do aplicativo e-saúdeSP, a funcionalidade, criada há um ano monitora a disponibilidade dos medicamentos nas farmácias das 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal.
Segundo dados do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a trigger (gatilho) de busca foi acionada 4.304.445 vezes neste período, o que não necessariamente retornou em medicamentos.
Em relação à entrega de medicamentos nas farmácias, no ano de 2024 foram atendidos mais de 31 milhões de pacientes e cerca de 40 milhões de prescrições nas farmácias municipais da rede básica e de especialidades. A relação Municipal de Medicamentos (Remume) da capital conta com cerca de 300 medicamentos.
O aplicativo e-saúdeSP pode ser baixado nas versões Android e iOS. O app supera 4,3 milhões de usuários cadastrados, mais de 26 milhões de acessos e 6,2 milhões de downloads. Mas o Remédio na Hora também pode ser acessado pelo computador, sem necessidade de login e senha, clicando aqui.
Para consultar pelo celular, basta baixar o aplicativo “e-saúdeSP” na loja de aplicativos do seu smartphone (android ou ios) e, ao abri-lo, selecionar a opção Remédio Na Hora.
Veja como realizar pesquisa por meio do Remédio na Hora:
– Informe seu endereço ou localidade e o mapa mostrará as UBSs próximas;
– Em seguida, informe o nome genérico do medicamento ou insumo.
– Uma lista com nome e gramaturas aparecerá em destaque. Basta escolher a medida prescrita e clicar em buscar;
– Na tela seguinte, aparecem os lugares onde pode ser encontrada pelo menos uma unidade do medicamento pesquisado com indicação do nível dos estoques.
Para alguns medicamentos, o sistema apresenta orientações quanto aos critérios de prescrição e dispensação específicos.
O e-saúdeSP, aplicativo que reúne todas as informações dos munícipes no SUS da capital, oferece ainda vários outros serviços, como Vacina Sampa, SPrEP, Modera SP e Agenda Fácil.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br