Com as novas instalações, o número de atendimentos no território passará de 3.342 para 7.370 por mês
A Secretaria Municipal da Saúde entregou na terça-feira (8), as novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Arriete – Dr. Décio Pacheco Pedroso, na zona sul da cidade. Com o objetivo de ampliar o atendimento na região, a nova unidade terá capacidade de realizar 7.370 atendimentos mensais, um aumento de 120% em relação ao antigo equipamento, que realizava 3.342 atendimentos por mês.
“A UBS funcionava em um prédio pequeno e hoje nós estamos entregando as novas instalações em um prédio quatro vezes maior”, disse o prefeito Ricardo Nunes. “Nós tínhamos 55 profissionais lá e aqui nós vamos ter 106, é quase o dobro de profissionais, e, desses 106, 11 são médicos”, completou o prefeito, destacando que agora todos os pacientes serão atendidos em um espaço adequado.
“O mais importante não é só fazer unidades novas, mas cuidar das unidades antigas que nós temos e esse aqui é um exemplo disso. A unidade Vila Arriete foi inaugurada em abril/1958 e neste mês ela completa 67 anos. Isso é cuidar da saúde das pessoas, requalificando os equipamentos e investindo na qualidade da saúde na cidade de São Paulo”, declarou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
A nova unidade conta com médicos, cirurgiões-dentistas, assistente social, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogo, educador físico, além de serem implantadas duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), uma equipe de saúde bucal (ESB), além de uma equipe do Programa Acompanhante de Idoso (PAI). Com isso, será possível ofertar, por mês, cerca de 2.892 consultas médicas, sendo 2.030 consultas mensais na unidade e 864 com médico da família, mais de 462 consultas por mês com equipe de enfermagem, mais de 700 atendimentos com equipes multiprofissionais e 594 procedimentos odontológicos por mês.
“Hoje, o sonho da população se realiza, a unidade tem maior capacidade de atendimento, correspondente ao aumento da população nessa região. Teremos odontologia com um tratamento completo, até a prótese. A equipe multiprofissional com nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo darão apoio e suporte às equipes médicas e de enfermagem. Estaremos junto com vocês, melhorando a saúde da região cada vez mais”, ressaltou a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino Fonseca.
Cada equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) vai contar com dez agentes comunitários de saúde (ACSs), que realizarão 2 mil visitas por mês. Além disso, o novo equipamento terá ainda dez acompanhantes de idosos e 34 atividades a serem desenvolvidas pelas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) e equipe multiprofissional da Atenção Básica, que tem o objetivo de ampliar a oferta de saúde na rede de serviços.
O novo prédio, localizado na avenida Nossa Senhora do Sabará, 3.166, Vila Emir, tem 2.326,78 m² e substitui a antiga UBS do bairro, construída em 1958, que tinha 582 m². A unidade será composta por 11 consultórios, entre consultórios médicos, odontológicos e de enfermagem, salas de acolhimento, emergência, medicação, inalação, uma sala de urgência e emergência, uma sala do Programa de Alto Monitoramento Glicêmico (Pamg), farmácia, coleta de exames laboratoriais, aplicação de vacinas, salas de atividades grupais, curativos, banheiros adaptados, raio-X, elevadores, entre outros espaços.
Para a nova instalação, foram investidos R$ 4,1 milhões. A unidade é administrada pela Organização Social de Saúde (OSS) Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), terá custeio mensal de R$ 1,2 milhão e está integrada à rede de 70 serviços de saúde da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Santo Amaro/Cidade Ademar.









Fotos: Divulgação/Prefeitura de SP
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br