Ciclismo segue em crescimento no Brasil

0
17
Crescimento de participantes em eventos de ciclismo é de 6,1%. Créditos: Freepik

Segundo o Ticket Sports, a modalidade teve aumento no número de praticantes em 2024

O ciclismo segue conquistando mais adeptos no Brasil, e os números de 2023 e 2024 comprovam essa tendência. Entre os dois anos, houve um crescimento de 6,1% no número de participantes nos eventos cadastrados no Ticket Sports, plataforma dedicada à venda de inscrições para eventos esportivos. Esse aumento acontece mesmo com a redução na quantidade de provas, que caiu de 221 para 176 no mesmo período.

Esse cenário pode indicar uma consolidação do setor, com eventos mais estruturados e organizados, capazes de atrair um público mais setorizado. O crescimento pode ser atribuído também, ao fortalecimento da comunidade de ciclistas no Brasil, como explica Gabriela Donatello, Head de Marketing do Ticket Sports.

“O crescimento de 6,1% no número de participantes é um dado interessante, especialmente porque a quantidade de eventos de mountain bike na plataforma diminuiu. Essa contradição pode indicar algumas tendências do mercado. A mais plausível é que o interesse dos atletas segue em alta, mesmo com menos opções disponíveis. Isso pode ser reflexo da consolidação de eventos maiores e mais estruturados, que atraem um público mais engajado. Além disso, o crescimento pode estar ligado ao aumento da comunidade de ciclistas no Brasil, impulsionado por fatores como a valorização do esporte ao ar livre e o fortalecimento de grupos e equipes.”, comentou.

Outro dado relevante é o ticket médio dos eventos, que teve um leve aumento de R$ 223,83 em 2023 para R$ 226,81 em 2024, demonstrando uma estabilidade na precificação das competições e na disposição dos atletas em investir na experiência. Os dados incluem todos os eventos de ciclismo cadastrados na plataforma em 2024, entre eles as provas de Mountain Bike.

O levantamento também aponta um crescimento na participação feminina. Em 2023, as mulheres representavam 22,18% dos inscritos, número que subiu para 24,65% em 2024.

“Os dados reforçam que o interesse pelo ciclismo segue em alta no Brasil, mesmo diante de um cenário de menor oferta de eventos. Com uma comunidade cada vez mais engajada e uma participação crescente do público feminino, a modalidade mostra um futuro promissor no país, que já está atraindo novos organizadores no Brasil inteiro. O aumento no número de praticantes, aliado à busca por provas diversificadas e desafiadoras, demonstra o potencial desse mercado para novos investimentos e o fortalecimento do esporte nacionalmente”, afirma Daniel Krutman, CEO do Ticket Sports.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.