Prefeitura realiza piloto para liberação de entregas com VUCs elétricos em área restrita da capital

0
29
Créditos: Freepik

Medida terá duração de seis meses, entre novembro de 2024 e abril de 2025; e busca avaliar o impacto no trânsito com vistas à redução das emissões de CO²

A Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), vai realizar um projeto piloto para avaliar o impacto sobre o trânsito com a liberação da circulação dos Veículos Urbanos de Carga (VUC) movidos à eletricidade em vias com restrição de circulação de caminhões. O piloto terá seis meses de duração, de novembro de 2024 a abril de 2025, sempre de segunda-feira a sábado.

O estudo será realizado com os 300 e-VUC já cadastrados na base de dados da CET. As empresas proprietárias dos veículos deverão informar quais destes 300, especificamente, irão circular pelo quadrilátero do projeto piloto, delimitado pela Av. Paulista, entre R. da Consolação e Pça. Oswaldo Cruz; a Av. Rebouças, entre Av. Paulista e Av. Brig. Faria Lima; a Av. Nove de Julho, entre a Av. Cidade Jardim e Túnel Nove de Julho; e a Marginal Pinheiros, incluídas as pontes Cidade Jardim e Eusébio Matoso.

Todas essas vias apresentam uso do solo misto com intensa atividade comercial e de serviços. As vias transversais oferecem vagas para carga e descarga. Na região, ainda há um número de pontos de entrega representativo e uma grande variedade de cadeias logísticas (alimentos, mercearia, medicamentos, cosméticos, entre outros).

A partir do número das placas dos VUC cadastrados pelas empresas de distribuição, a CET vai monitorar o número de viagens de cada veículo, dias e horários de maior frequência, entre outros dados fornecidos pelos equipamentos de fiscalização eletrônica, para mensurar o impacto da medida.

O VUC elétrico ou e-VUC é um caminhão ágil e compacto com capacidade de transportar seis paletes de carga. Se for usado em substituição às vans que realizam as entregas nessa área restrita atualmente e têm menor capacidade de carga, poderá haver redução do número de veículos em circulação, melhorando a fluidez, além da redução das emissões de CO², em razão da matriz elétrica.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.