Prefeitos eleitos em São Paulo desde 1985

0
68

Relembre os nomes e políticas de todos aqueles que já se sentaram na cadeira mais importante da cidade

Neste domingo (06) acontece o primeiro turno das Eleições Municipais 2024. O pleito irá eleger o novo prefeito de São Paulo pelos próximos quatro anos, assim como os novos componentes da Câmara de Vereadores, que irão formular leis e representar os paulistanos também pelos próximos quatro anos.

São Paulo é uma cidade de muita história, que já vivenciou grandes momentos políticos e foi governada por diferentes políticos dos diferentes espectros. A cidade é a mais importante da América Latina, por isso merece atenção especial nas eleições. E para pensar no futuro, é importante conhecer o passado e o que foi feito para que chegássemos aqui, seja para o bem ou para o mal. Por isso, nesta edição reunimos os últimos prefeitos da cidade desde 1985 com o objetivo de contar os seus feitos.

As eleições diretas para prefeito de São Paulo começaram em 1985, após o fim da ditadura militar no Brasil. Antes disso, entre 1969 e 1985, os prefeitos das capitais estaduais, como São Paulo, eram nomeados pelos governadores, que por sua vez eram indicados pelo governo militar.

Em 1985, as eleições diretas retornaram como parte do processo de redemocratização do país. O primeiro prefeito eleito diretamente em São Paulo após esse período foi Jânio Quadros, em uma eleição histórica que marcou o retorno da democracia local.

Prefeitos Eleitos

Desde a retomada das eleições diretas em 1985 até hoje, São Paulo teve os seguintes prefeitos eleitos:

Jânio Quadros (1986-1989) – Eleito em 1985, Jânio já havia sido presidente do Brasil e prefeito de São Paulo na década de 1950. Ele venceu com grande popularidade, mas seu mandato foi marcado por crises administrativas.

Luiza Erundina (1989-1993) – A primeira mulher a governar São Paulo, eleita pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Erundina enfrentou grandes desafios e conflitos com setores conservadores, mas seu mandato foi significativo em termos de políticas sociais.

Paulo Maluf (1993-1997) – Figura polêmica, Maluf foi eleito pela terceira vez como prefeito. Seu governo é lembrado por grandes obras de infraestrutura, como o túnel Ayrton Senna e o Minhocão, mas também por acusações de corrupção.

Celso Pitta (1997-2001) – Apadrinhado político de Maluf, Celso Pitta foi eleito em 1996, mas seu mandato foi marcado por escândalos de corrupção e crises financeiras.

Marta Suplicy (2001-2005) – A segunda prefeita mulher de São Paulo e a primeira eleita pelo PT após Erundina, Marta foi responsável por importantes programas sociais, como o “Bilhete Único” e as “CEUs” (Centros Educacionais Unificados).

José Serra (2005-2006) – Serra foi eleito em 2004, mas deixou o cargo em 2006 para disputar o governo do Estado de São Paulo. Seu mandato foi marcado por políticas de saúde e obras de mobilidade.

Gilberto Kassab (2006-2013) – Vice-prefeito de Serra, Kassab assumiu o cargo em 2006 e foi reeleito em 2008. Seu governo focou na continuidade de obras urbanas e na implementação da “Lei Cidade Limpa”, que proíbe outdoors na cidade.

Fernando Haddad (2013-2017) – Eleito pelo PT em 2012, Haddad é conhecido por sua reforma no transporte público, como a criação de corredores de ônibus e as ciclovias, além de iniciativas culturais e sociais.

João Doria (2017-2018) – Eleito em 2016 pelo PSDB, Doria focou em uma gestão empresarial, com programas como o “Cidade Linda” e privatizações. Ele deixou o cargo em 2018 para concorrer ao governo do Estado de São Paulo.

Bruno Covas (2018-2021) – Vice-prefeito de Doria, Covas assumiu a prefeitura e foi reeleito em 2020. Seu mandato foi marcado pela gestão da pandemia da COVID-19. Infelizmente, Covas faleceu em 2021 devido a um câncer, durante seu segundo mandato.

Ricardo Nunes (2021-presente) – Vice-prefeito de Covas, Ricardo Nunes assumiu o cargo após a morte do prefeito. Ele tem dado continuidade às políticas de Covas e lidado com a recuperação econômica pós-pandemia.

Esses prefeitos moldaram a cidade de diversas maneiras, com diferentes ênfases em políticas sociais, urbanísticas e de infraestrutura.

Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo
Crédito fotos: Wikimedia Commons

 SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.