Dia do Vendedor: potencializando a eficiência no atendimento ao cliente

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Créditos: Freepik

Data é um lembrete da importância do profissional e um convite a pensar melhores formas de trabalhar

O que seria da economia sem os vendedores? São eles que fazem o produto final chegar ao consumidor, a etapa mais importante do processo de comercialização, pois, não adianta ter um produto e cumprir todas as etapas se no final não tiver alguém que mostre ao consumidor e realize todas as etapas da venda.

Por isso, esse profissional tão importante para a economia tem um dia todo dedicado a ele, o 1° de outubro é o Dia do Vendedor. A data foi criada em 1937 durante 1º Congresso Pan-Americano de Viajantes, Agentes e Representantes do Comércio realizado na Argentina. Com isso, o Brasil e outros países da América Latina celebram a data com o objetivo de reconhecer a relevância do pessoal de vendas para qualquer negócio e homenageá-los.

A data também pode ser uma oportunidade para pensar na rotina de trabalho dos vendedores e como melhorar a eficiência do atendimento para vender mais. Esses pontos ganham ainda mais evidência quando falamos de pequenos negócios e empreendedores que muitas vezes têm equipes reduzidas ou atuando em todas as áreas.

Um meio de melhorar o atendimento é o investimento em tecnologia. E essa prática pode ser através de ações simples e mecanismos que estão ao alcance com poucos cliques, é o que explica Felipe Otoni, CEO da SegSmart, uma plataforma que visa otimizar os processos de venda de produtos e serviços pela internet para qualquer pessoa ou empresa que necessite alavancar os negócios.

“Hoje, a gente sabe que o WhatsApp é o maior canal de vendas que existe no mundo. Toda venda hoje passa pelo app. Independente de qual produto esteja se falando, seja no início do meio, ou até no mesmo pós-venda. As empresas podem construir uma forma de automatizar isso, deixar pré-configurado aquelas perguntas frequentes. Não precisa mais ter o problema de demorar o atendimento,” explica o CEO.

Mas Otoni vai além e lembra que não basta ter tecnologia e não ter cuidado com fatores básicos como entender o problema do cliente. “A primeira coisa na questão do atendimento eficiente é não demorar muito tempo para dar um retorno ou atender. A gente vê que hoje a maior parte das oportunidades que são perdidas são por falta de tempo. O segundo é entender de fato a necessidade do cliente antes de você apresentar qualquer tipo de solução. A gente está na nova era da venda, em que as pessoas querem comprar cada vez menos. Mas elas querem consumir cada vez mais, então, eu acredito que entender a necessidade para você encaixar a solução ideal com a dor daquele seu cliente é o ponto principal na eficiência do atendimento,” completa.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

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