Com o nome do fundador da Gazeta de Santo Amaro, projeto foi uma proposta de Zé Turin
O Túnel Jornalista Dr. Armando da Silva Prado Netto é um importante projeto viário da região de Santo Amaro. Com cerca de 1 km de extensão, o túnel atravessa a Avenida Cecília Lottenberg e foi construído com o objetivo de ajudar a desafogar o trânsito da área, fazendo com que veículos deixem de passar pela avenida, cortando todo o trajeto sem parar em semáforos e dando mais espaço para os demais motoristas, que não podem encurtar o caminho ou precisam ter acesso às ruas perpendiculares.
O túnel leva o nome do jornalista como uma homenagem por seus feitos em Santo Amaro. Dr. Armando foi fundador da Gazeta de Santo Amaro no ano de 1960. O jornal surgiu com o objetivo de noticiar os acontecimentos do bairro e cobrir o espaço de deserto de notícias deixado pela grande imprensa que olhava apenas para o centro da cidade.
O jornalista fez da Gazeta um meio para lutar pelo que acreditava, utilizando-a para fazer reivindicações através de matérias que mostravam problemas da região e que precisavam de atenção das autoridades. Ele também lutou contra a poluição visual e promoveu a limpeza e conservação das vias públicas. Sua influência e dedicação resultaram em avanços significativos, incluindo a criação da UNISA (Universidade de Santo Amaro), da Fatec Zona Sul – Dom Paulo Evaristo Arns e a expansão do metrô na região. Dr. Armando faleceu em 30 de julho de 2012, deixando mulher, quatro filhas, cinco netos e o legado de uma vida dedicada a trazer melhorias para a população de Santo Amaro.
O túnel foi uma proposta de lei do então vereador e hoje pré-candidato a vereador Zé Turin, que olhou para os problemas de trânsito do distrito e enxergou a possibilidade de melhoria com este projeto viário. Turin também teve a ideia de nomear o túnel com o nome do Dr. Armando como uma forma de homenagear o santamarense que tanto fez pela região e que sempre defendeu o progresso da zona sul. O túnel passará por uma reforma com recursos que foram garantidos pelo prefeito Ricardo Nunes.
Recentemente, Turin, visitou o túnel para verificar como está o projeto e as melhorias que serão realizadas na infraestrutura.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br