O empreendedorismo segue abrindo caminhos, transformando sonhos em realidade, iniciativas em negócios
Paralelamente às questões que mais atingem diretamente à população paulistana como segurança, saúde, educação, transporte e moradia, há um item de destaque nas pesquisas do setor econômico que é a empregabilidade. Gerar renda, conseguir um emprego ou criar o próprio negócio são itens sempre citados nas pesquisas como pontos que podem trazer tranquilidade e equilíbrio econômico ao cidadão.
A vereadora Janaína Lima tem um trabalho direcionado ao impulsionamento do empreendedorismo na Capital Paulista, baseado na sua experiência de vida. Antes de se formar advogada ou de iniciar na carreira política, a vereadora foi empreendedora no ramo de comida e de moda. Como parlamentar tem dedicado parte do seu trabalho no incentivo à geração de negócios a partir da vocação de cada indivíduo.
Para a vereadora a cidade de São Paulo, citada pelo terceiro ano seguido em relatório da Endeavor Brasil como o primeiro lugar para se empreender, na periferia há um campo fértil de trabalho e em muitos casos por iniciativa de mulheres empreendedoras que, para complementar a renda da família, criam seus próprios negócios, como produção de comida, bolos, oficinas de costura, salões de beleza, produção artesanal entre tantos outros itens.
Ao comparecer recentemente a feira de oportunidade de negócios ABF Franchising Expo 2024, a vereadora constatou o crescimento do interesse do paulistano na criação de seu próprio negócio. Além de várias iniciativas que contam com suporte da tecnologia, relatou que é surpreendente o número de novos negócios individuais, de empreendedorismo corporativo, social, de negócios, empreendedorismo verde e a imensa participação de jovens e de mulheres empreendedorismo.
Janaína Lima, que criou o “Minuto do Empreendedorismo” como forma de incentivar, através de rádio, a prática de empreender, além de leis como o Índice de Empreendedorismo, o ensino da matéria na rede pública municipal, o fim da obrigação de autorização para se abrir comércio varejista aos domingos e feriados e ainda o Fórum dos Empreendedores, entende que apesar das dificuldades econômicas o empreendedorismo segue abrindo caminhos e negócios e transformando sonhos em realidade.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br