Rico em proteína, vitaminas e minerais, o poke havaiano é opção de refeição completa
Combinação saudável entre peixe e vegetais, o poke havaiano conquistou espaço definitivo na vastidão da gastronomia brasileira. Feito principalmente com atum ou salmão crus marinados em molho exclusivo, além do gohan e temperos.
“As pessoas estão descobrindo esta joia da culinária havaiana, com todos seus sabores, cultura e tradições. Se a comida japonesa abriu portas para o peixe cru no Brasil, o poke havaiano veio para consolidar o hábito por aqui”, diz Giovanni Bruno, CEO do Spicy Tuna, rede de restaurantes havaiano.
Originário dos pescadores havaianos, que utilizavam a própria pesca para preparar refeições rápidas e nutritivas, o poke recebeu influência da culinária japonesa e de outros países da Ásia. Nos anos 1970 o prato ganhou espaço também nos restaurantes locais e, nas últimas décadas, conquistou o paladar de pessoas do mundo todo.
Pronúncia e Significado – A palavra “poke” em havaiano significa “cortar em pedaços”. A pronúncia correta, “poh-kay”, é essencial para os apreciadores e respeitadores da cultura havaiana.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br